Festa, alívio e comoção na saída dos ‘Guabirus’ da sede da PF

ALAGOAS 24 HORASFernando Baltar, secretário de finanças de Branquinha

Fernando Baltar, secretário de finanças de Branquinha

O pesadelo de vê o sol nascer quadrado acabou para 15, dos 19 presos na sede da Polícia Federal (PF), em Maceió. Os acusados de fazerem parte da quadrilha que desviava dinheiro da merenda escolar em Alagoas foram soltos às 20h de hoje, graças ao despacho do procurador Francisco Rodrigues dos Santos, do Ministério Público Federal (MPF), com sede em Pernambuco.

Em seu despacho ele denunciou todos os 54 acusados no esquema descoberto pela Operação Guabiru, iniciada dia 17 de maio, com a prisão do prefeito licenciado de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso (PMDB), um dos quatro acusados que continuam preso.

É que o relaxamento da prisão, assinado pelo desembargador Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, com sede em Recife, colocou em liberdade apenas 15, dos 19 detidos na sede da PF.

Os motivos que levaram à revogação da prisão dos 15 acusados e a permanência dos quatro restantes serão divulgados na amanhã desta quinta-feira, pelo o assessor da PF, Fábio Francioli.

Até o momento, advogados e acusados ainda não sabem o motivo real que levou o desembargador Marcelo Navarro a revogar a prisão preventiva. “Nós não tivemos acesso à revogação. Vários foram os pedidos para revogação da prisão dos acusados, mas apenas amanhã é que receberemos uma cópia da decisão judicial”, explica o advogado de Neiwton Silva, José Areias Bulhões.

Em meio à comoção dos familiares, que aguardavam do lado de fora da sede da PF, os acusados iam sendo liberados um a um. Todos eles, exceto Neiwton Silva – prefeito de Igreja Nova -, se recusaram falar com a imprensa.

Segundo Neiwton Silva, enquanto estiveram recolhidos à sede da PF, ninguém foi mal tratado. “Estou saindo daqui da mesma forma que entrei, dizendo que sou inocente e que o prefeito que desvia verba da merenda escolar está prejudicando a ida das crianças à escola. Pois este é o maior motivo delas [as crianças] permanecerem lá”, afirma o prefeito.

Prefeitos em liberdade

Marcos Paulo, o Marquinhos (PMDB de Matriz do Camaragibe); Carlos Eurico, o Kaíka (PSB de Porto Calvo); Fabio Lira (PDT de Feira Grande); José Hermes (PSB de Canapi); Neiwton Silva (PSB de Igreja Nova) e Paulo Roberto, o Neno (PPS de São José da Laje).

Ex-prefeitos em liberdade

Jorge Dantas (Pão de Açúcar); José Valter (Ibateguara); José Aderson (Japaratinga).

Secretários municipais em liberdade

Fernando Baltar Maia (Branquinha); Paulo Roberto Oliveira (Igreja Nova) e José Roberto Campos (Água Branca).

continuam presos

Os empresários Rafael Torres – acusado de ser o líder da quadrilha – e Erivan dos Santos; além dos prefeitos Cícero Cavalcante e Danilo Dâmaso, ambos do PMDB. Danilo está hospitalizado desde ontem, na Santa Casa de Misericórdia, após serntir fortes dores no peito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos