Centro Espírita “O Consolador” garante reforço escolar para Crianças carentes

“Meu sonho é ser médica. Eu moro na Ponta Grossa e estudo a primeira série na escola Rui Palmeira. Aqui, na parte da tarde, recebo reforço escolar”. A afirmação é de Bruna Maria da Silva, de sete anos, que há um ano recebe reforço escolar no Centro Espírita “O Consolador”, que tem como principal objetivo promover educação, esporte e inserção social para 116 crianças e adolescentes da comunidade da Ponta Grossa e bairros circunvizinhos.

De acordo com um dos diretores da entidade, Higino Vieira, o centro conta com uma funcionária, responsável pela merenda, e vários voluntários. Dentro do projeto Criança Integrada, são desenvolvidas diversas atividades esportivas, como natação, nado sincronizado, atletismo e treino de thiathlon, que fazem parte de uma parceria com a Associação dos Oficiais da Polícia Militar de Alagoas (Assomal) e do governo de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.

“As crianças, além de participarem das aulas, também fazem esportes. A Assomal cedeu para nós o seu parque aquático e a Secretaria de Esporte, por meio de uma parceria firmada há dois meses, abriu espaço no estádio Rei Pelé para as aulas de atletismo”, ressaltou o diretor, acrescentando que a instituição recebeu 20 computadores, doados pelo governo federal, por meio do Programa Telecentro, com a finalidade de promover a inclusão digital.

“Nosso objetivo ainda é oferecer aulas de informática para os jovens, mas, no momento, estamos tendo alguns problemas na área. Por isso, estamos buscando parcerias com empresas do ramo de microinformática para nos ajudar no que diz respeito à assistência técnica”, comentou Higino Vieira.

A instituição também tem a proposta de criar um site na Internet com o intuito de promover um trabalho de apadrinhamento de crianças. “Neste site a pessoa interessada poderá adotar uma criança de baixa renda, contribuindo para que ela possa receber recursos para melhorar o seu desempenho escolar”, informou.

A voluntária Louise Carvalho, de 18 anos, terminou o ensino médio e dá aulas a crianças de 1ª a 5ª série. “É muito gratificante o meu trabalho aqui, porque estou ajudando a construir um futuro melhor para muitos alunos carentes”.

Higino Vieira disse ainda que solicitou à Secretaria Executiva de Educação a inclusão da entidade no Programa de Educação de Jovens e Adultos, para atender às famílias das crianças que freqüentam o local. Os bairros beneficiados com os serviços prestados são Trapiche, Ponta Grossa, Vergel, Levada e Cambona. A instituição oferece aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, nos dois turnos, além das atividades esportivas fora da instituição. Os alunos também praticam judô e balé.

O Centro Espírita “O Consolador” é mantido por meio de doações de papéis, que são vendidos em Recife para uma oficina de reciclagem; pelo Programa de Educação Fiscal da Secretaria Executiva da Fazenda e pela doação de voluntários e empresas privadas. A entidade está localizada na rua Virgílio Guedes, 1006 (antiga rua dos Timbiras), na Ponta Grossa, em Maceió. Os telefones para doações são (82) 3034-0348 / 3034-0285.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos