Lula condena atentado terrorista em Londres

BBCRua de Londres fechada depois do ataque terrorista

Rua de Londres fechada depois do ataque terrorista

Em uma nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu condolências às vítimas dos atentados em Londres, ocorridos hoje. "O Brasil expressa sua mais firme condenação a mais essa deplorável ação terrorista", diz o comunicado. O presidente também manifesta "solidariedade com o sofrimento das famílias das vítimas."

Lula está em Gleneagles, na Escócia, para participar da Reunião de Cúpula do G8. O presidente teria uma reunião com o primeiro-ministro britânico Tony Blair, mas, o encontro não chegou a acontecer porque o primeiro-ministro antecipou sua volta à Inglaterra depois do atentado.

Nessa madrugada, por volta das 4h no horário de Brasília, um ataque terrorista coordenado causou a morte de ao menos 33 pessoas e deixou 345 feridos (45 deles em estado grave) em Londres.

Quatro bombas explodiram em ônibus e trens, no momento em que as pessoas se dirigiam ao trabalho. A ação terrorista foi reivindicada por um grupo supostamente ligado à rede terrorista Al Qaeda. O premiê Tony Blair, que participava do G8 na Escócia e já está a caminho de Londres, classificou a ação como um ato "bárbaro e cruel".

Londres foi atingida por uma série de explosões no dia da abertura da cúpula do G8, grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia, que está ocorrendo em um hotel próximo a Edimburgo, na Escócia. As explosões também ocorrem um dia depois de Londres ser eleita como a sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

Fonte: De agências internacionais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos