Terceirização da merenda escolar já está implantada em dez escolas da capital

Dez escolas da rede oficial de ensino da secretaria municipal de Educação (Semed) estão recebendo a merenda terceirizada para os alunos municipais. Nesta sexta-feira, 8, será inaugurado processo na escola Maria de Fátima Lira, a antiga Nosso Lar 2, no Benedito Bentes.

A programação está marcada para começar às 9h, com a participação do secretário de Educação do município, Regis Cavalcante e do prefeito Cícero Almeida (PTB). Nesta primeira etapa da terceirização, está prevista a inclusão de 13 unidades de ensino. Apesar do planejamento inicial, a programação pode ser revista, devido a demanda própria da rede oficial.

Desde o início da terceirização, em junho, alguns diretores de escola têm solicitado a inclusão de escolas que não estavam, inicialmente, previstas para participar do processo. A idéia do secretário de Educação é atender a toda a rede, composta por quase uma centena de escolas. Desta forma, Regis Cavalcante considera que a melhoria dos alimentos servidos aos alunos justifica o trabalho da Semed.

Os diretores que vêm solicitando a inclusão da merenda declaram que estão preferindo esta modalidade de merenda para reforçar a atividade-fim da rede, ou seja, a educação de qualidade, além de acabar com o processo burocrático. No processo praticado anteriormente, a secretaria buscou descentralizar a merenda. Com isso, as escolas compravam os alimentos da merenda, mas precisavam prestar contas do dinheiro recebido. Eram comuns os fornecedores das escolas não emitirem nota fiscal, prejudicando a aquisição dos produtos.

A terceirização da merenda foi efetivada pelo município depois de assinado o contrato com a empresa SP Alimentos, a qual recebe R$ 1,14 para cada alimentação consumida pelos alunos. Com isso, o repasse mensal para a empresa é feito com base no consumo dos alunos. “A empresa só recebe de acordo com a alimentação consumida pelo aluno. Com isso, nós temos interesse em apresentar um produto cada vez melhor”, explica a nutricionista Cibele Cristina, representante da contratada.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos