Lula dá posse a novos ministros das Comunicações, Saúde e Minas e Energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou hoje no Palácio do Planalto, três novos ministros. Tomaram posse o senador Hélio Costa (MG), na pasta das Comunicações, no lugar de Eunício Oliveira; o deputado Saraiva Felipe (MG), na Saúde, em substituição ao petista Humberto Costa; e Silas Rondeau, no Ministério de Minas e Energia. Silas entrou no lugar de Maurício Tolmasquim, que ocupava interinamente a pasta desde junho, quando a ministra Dilma Rousseff deixou o cargo para ser chefe da Casa Civil. Os novos ministros foram indicados pelo PMDB.

O senador Hélio Costa é jornalista e nasceu em Barbacena (MG). No Senado, atuou como vice-líder do governo e do PMDB. Em 2004, foi apontado como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Costa foi eleito deputado federal duas vezes, em 1986 e 1999.

O deputado Saraiva Felipe, de 53 anos, é médico e tem mestrado em saúde pública. Ele cumpre o terceiro mandato como deputado federal. No período de 1989-1990, foi secretário do Ministério da Saúde e, entre 1991 e 1994, secretário de Saúde de Minas Gerais. Ele foi também secretário-geral da Comissão Executiva Nacional do PMDB, de 1998 a 2001, um dos cargos mais importantes do partido.

Silas Rondeau assumiu a presidência da Eletrobrás em maio de 2004, no lugar do físico Luiz Pinguelli Rosa. Antes, presidiu a Eletronorte, de janeiro de 2003 a maio de 2004. Foi ainda presidente da Boa Vista Energia e da Manaus Energia. Rondeau é professor licenciado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos