Leite de cabra deve beneficiar mais 200 famílias no Programa do Leite

Em reunião agora a pouco, em palácio, o governador em exercício, Luiz Abílio, recebeu o secretário executivo da Agricultura, Kleber Torres, o coordenador do Programa do Leite em Alagoas, Klinger Teixeira e o deputado estadual Francisco Tenório.

Eles discutiram a aplicabilidade da resolução de nº 14, publicada no Diário Oficial da União no dia três de junho deste ano, que pode comprometer a continuidade do programa em nível de Nordeste e Norte de Minas Gerais.

Kleber Torres explicou que a resolução, se colocada em prática, pode ser um grande risco para os estados do Nordeste. “Nenhum estado nordestino aceita a resolução e o governador nos deixou à vontade para fazermos o que for melhor para o Estado, sem que haja risco de comprometer o Programa do Leite”, disse o secretário.

Boa notícia

A boa notícia é que duas associações sertanejas podem ingressar no programa, nos próximos 30 dias, com o leite de Cabra. “São duas pequenas associações com potencial de produção estimado em 200 litros dia. É uma maneira de incentivar os pequenos criadores e contemplar mais famílias no Programa do leite”, disse Klinger Teixeira.

O programa

O Programa do leite foi lançado em agosto de 2003, contemplando 8 mil famílias, com recursos do Estado.

Em dezembro do mesmo ano o governador Ronaldo Lessa assinou convênio junto ao governo federal garantindo a ampliação do programa para 53.500 famílias, em todo Estado, a partir de 2004.

Neste ano, o governo federal chegou a atrasar a liberação dos recursos, mas o Estado transferiu recursos e garantiu a continuidade do programa.

Até 30 de junho passado, o Programa do Leite já investiu no Estado mais de R$ 21 milhões.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos