Abílio abre Conferência das Cidades

O governador em exercício, Luis Abílio, abriu agora a pouco, em Penedo, a II Conferência das Cidades da Região do Agreste e Baixo São Francisco. O objetivo do evento é construir, com a participação da sociedade civil, as propostas de ações para os problemas urbanos, por meio de um planejamento que tenha como meta a melhoria progressiva da qualidade de vida. Cerca de 250 pessoas estão presentes.

Durante a conferência, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, associações, empresários e instituições diversas discutem os principais problemas das cidades. O tema base deste ano é “Reforma Urbana: Cidade para Todos – Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.

O encerramento está previsto para as 18 horas, após a plenária final, onde serão definidas as prioridades dos municípios participantes.

Organização

A organização das conferências é uma determinação do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, e vem sendo trabalhada há alguns meses em Alagoas, por um grupo gestor multidisciplinar e multisetorial, sob a coordenação da Secretaria de Articulação do governo do Estado.

As conferências regionais são a base para a Conferência Estadual, que acontece no mês de setembro, em Maceió, e para a Conferência Nacional, marcada para o final do mês de novembro, em Brasília, da qual Alagoas vai participar com uma delegação de 46 pessoas.

Serão realizadas cinco conferências regionais, de onde serão encaminhadas propostas para compor o documento base para a II Conferência Estadual. São essas propostas que, depois de discutidas e aprovadas na Conferência Nacional, servirão de base para o planejamento das políticas a serem implementadas e priorizadas pelo Ministério das Cidades.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos