Empréstimo consignado já pode ser obtido em 44 instituições conveniadas ao INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinou hoje, convênios com mais 11 instituições financeiras para a concessão de empréstimos com desconto consignado na folha de pagamento para aposentados e pensionistas. Agora, são 44 os bancos autorizados. A assinatura de novos convênios ficou suspensa por 45 dias e foi retomada na última segunda-feira (11), após a publicação da Instrução Normativa que definiu novas regras para a concessão do serviço.

Também foi assinado termo aditivo de convênio com três instituições financeiras para a utilização da modalidade de cartão de crédito. São elas: Banco do Brasil, Paraná Banco e Unibanco. Essa modalidade, de acordo com o INSS, permite que o titular do benefício use 10% do valor do empréstimo com compras em cartão de crédito. Neste caso, a instituição financeira deverá encaminhar mensalmente o extrato detalhado das operações realizadas, com informações sobre o valor e o local em que foram efetivadas.

O INSS recomenda que antes de contrair o empréstimo, o aposentado ou pensionista verifique se a instituição financeira está conveniada e autorizada a oferecer essa modalidade de crédito, pesquise as melhores taxas de juros oferecidas e evite o serviço de atravessadores.

Levantamento feito pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), até o dia 11 de julho, revela que as 29 instituições financeiras conveniadas até essa data haviam realizado 3,7 milhões de operações em empréstimos consignados, totalizando R$ 7,7 bilhões. Quase metade das operações (47,59%) foi realizada por aposentados e pensionistas que recebem benefícios no valor de até um salário mínimo.

Os novos bancos conveniados são os seguintes: Banco Fibra S.A; Intermedium Crédito, Financiamento e Investimento S.A; Crefisa S.A; Banco Credibel S.A; Banco IBI; BESC Financeira S.A; Banco do Estado do Piauí; Barigui Financeira S.A; Parati Crédito, Financiamento e Investimento S.A; Portocred S.A e ASB S.A Crédito, Financiamento e Investimento.

A lista completa dos bancos conveniados está disponível na seção "Empréstimo Consignado" do site da Previdência (www.previdencia.gov.br) e pode ser obtida também pelo PrevFone (0800 78 01 91).

Fonte: AGência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos