ONG´s oficializam programação do Orgulho Gay em Maceió

Alagoas24horasPresidentes de entidades homossexuais, Robério Fideli, Kassandra Nascimento e Fabíola Silva

Presidentes de entidades homossexuais, Robério Fideli, Kassandra Nascimento e Fabíola Silva

Começaram hoje as atividades que iniciam a parada de gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais e transgêneros de Maceió, que tem o tema “Quero união civil, já” e será realizada no próximo domingo, dia 24, na praia de Pajuçara.

Representantes dos grupos que participam da parada – Pró-Vida Travesti, Transgêneros/ Transsexuais, Filhos do Axé, Maria Mariá, Associação dos Homossexuais do Complexo do Benedito Bentes – estão reunidos em oficinas de adereços, reciclagem, arte e costura para uma exposição no Museu da Imagem e do Som, Misa.

A exposição “Homoerótica” será aberta ao público na terça-feira, quando também será lançado o livro “Além do Arco-íris”, de Júlio Daniel de Farias, no Misa. No livro, o autor apresenta o perfil das pessoas que participaram da parada realizada em Maceió no ano passado. “Fizemos uma pesquisa e concluímos que muitos heterossexuais, cerca de 52% dos participantes também prestigiam a parada”, revela.

Entre outros dados, colhidos durante a pesquisa que originou o livro, está a situação de desemprego vivenciada por gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais e transgêneros. Os registros mostraram que, entre os desempregados, cerca de 7% são héteros e 13,2% são homossexuais, o que já seria um indício de preconceito, diz o autor do livro.

Próximos eventos

Está marcada para hoje à noite, a Festa Oficial da Parada, na Boite Rosa Mossoró, no Jaraguá. Seguindo a programação, na quarta-feira o filósofo Walter Matias, da Universidade Federal de Alagoas realizará o simpósio Homossexualidade e Família, às 15h, no Misa.

Ainda na quarta-feira, uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos na Assembléia Legislativa, às 9h, discutirá estratégias para enfrentamento da homofobia. E na quinta-feira, um concurso de Drag Queen elegerá a rainha da parada, na Boite Posh, às 23h.

Este ano a parada GLSBT será feita com três trios elétricos, que devem contagiar cerca de 30 mil participantes, segundo uma estimativa da organização. No ano passado, uma estimativa da Polícia Militar contabilizou 10 mil participantes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos