Mulheres de todo o país se reúnem no fim de setembro em Brasília

A realização do Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa sobre Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos é uma das medidas que o governo federal anunciará no fim de julho no pacote de ações para estimular o estudo do universo feminino.

O Encontro, previsto para os dias 28, 29 e 30 de setembro, em Brasília, terá o objetivo de mapear, analisar e estimular a produção de pesquisas sobre gêneros (masculino e feminino), além de estabelecer medidas e ações que contribuam para a promoção das mulheres na área das ciências e no meio acadêmico.

"Existem dentro das universidades estaduais, federais, privadas ou públicas núcleos de estudos e grupos de pesquisas que pesquisam esses temas. Então o encontro é para se pensar a profissão nesse campo e também o estímulo às mulheres nas carreiras da academia e da ciência", conta a diretora da Subsecretaria de Articulação Institucional da SPM, Sônia Malheiros.

Segundo ela o encontro – cujo tema será "Pensando Mulheres e Ciência" – também deverá ser um momento para a reflexão de quais são os empecilhos que impedem as mulheres de alcançarem postos de poder dentro das carreiras da ciência. "A idéia é um pouco pensar quais são as barreiras – que são calcadas ainda em preconceitos, em visões tradicionais do que é ser mulher e ser homem na nossa sociedade – impedem o acesso das mulheres a esses postos", observa Sônia.

Um outro objetivo do encontro será fortalecer as chamadas redes temáticas, regionais e nacionais de núcleos e grupos de pesquisa sobre relações de gênero, mulheres e feminismos. A previsão é que 350 pessoas participem dos três dias do evento.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos