Educação abre inscrições para os exames supletivos

A Secretaria Executiva de Educação, abre mais uma porta para os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no período adequado. É que foram abertas as inscrições para a segunda etapa dos exames supletivos de 2005. Até o dia 29, os interessados podem procurar os locais indicados, em horário comercial, e garantir sua participação.

Para se inscrever, basta apresentar original e cópia do CPF e da carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. No caso de candidatos ao ensino médio é solicitada também a apresentação de documento original que comprove a conclusão do ensino fundamental (declaração ou histórico escolar). As inscrições são gratuitas e as provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de outubro. A idade mínima para participação é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.

A entrega dos cartões será feita de 17 a 26 de agosto, no local onde o candidato se inscreveu, e os exames acontecem nos dias 1º e 2 de outubro, em lugar a ser indicado nos cartões. Os candidatos que forem aprovados na disciplina Língua Portuguesa – o gabarito é publicado no dia seguinte aos exames e o resultado será divulgado no dia 24 de outubro – terão que se submeter à prova de redação, a se realizar no dia 30 de outubro.

Oportunidade

“Os exames contribuem para a melhoria no índice de escolaridade no Estado e são uma oportunidade para pessoas que já estão no mercado de trabalho e necessitam comprovar os estudos. Geralmente um motivo maior impede a conclusão do ensino fundamental ou médio, e o trabalhador não têm tempo de voltar a freqüentar, ressalta o coordenador de Educação, Neilton Nunes.

Além disso, o supletivo também abre a oportunidade para alunos concluintes da 8ª série do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio reprovados em componentes curriculares que correspondam até 35% da carga horária cursada durante todo o ano letivo. Caso os candidatos não sejam aprovados em todas as disciplinas, têm ainda a oportunidade de se credenciar para fazer as provas apenas daquelas nas quais forem reprovados. “Eles podem ir eliminando matérias até a conclusão de todas”, esclarece Neilton.

Locais

Alunos do interior podem se inscrever nas sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). No caso das 1ª, 13ª, 14ª e 15ª Coordenadorias, todas com sede em Maceió, foram credenciados os seguintes locais: na 1ª CRE, os interessados podem se dirigir à sede da Secretaria de Educação, ao Centro de Educação de Jovens e Adultos, no Centro; escolas Tavares Bastos e Edmilson Pontes, no Farol; Aurelina Palmeira, no Vergel do Lago; Guiomar Peixoto, na Ponta Grossa; Alberto Torres, em Bebedouro; e Deodoro da Fonseca, em Marechal Deodoro.

Na 13ª CRE, os candidatos podem procurar as escolas estaduais Théo Brandão, no conjunto Santo Eduardo; Benedito de Moraes, na Pajuçara; Maria das Graças de Sá Teixeira, no Feitosa; Erotildes Rodrigues Saldanha, no Feitosa; Julieta Ramos, em Paripueira; Sebastião Felisberto de Carvalho, na Barra de Santo Antônio; Prof. Carlos Porvina Cavalcante, em Riacho Doce, e Ana Coelho Palmeira, em Jacarecica.

As escolas Irene Garrido, no Dubeaux Leão; Salete de Gusmão, no Osman Loureiro, Benedita de Castro, no Clima Bom II; Romeu de Avelar e Margarez Lacet, no Tabuleiro; Alfredo Gaspar, no Eustáquio Gomes; Eunice Campos, no Benedito Bentes; Geraldo Melo, no Graciliano Ramos; Rosalva Pereira Viana, no conjunto Santa Lúcia e Padre Cabral, em Fernão Velho, são as unidades de ensino da 14ª CRE autorizadas para fazer as inscrições. No Cepa, apenas a sede da administração está credenciada.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos