Escolas públicas têm até 6ª feira para se inscrever no 8º Jepeal

Competição objetiva valorizar o esporte na escola pública

O prazo de inscrição para as escolas participarem da 8ª etapa dos Jogos das Escolas Públicas do Estado de Alagoas (Jepeal) vai até esta sexta-feira, dia 22. As competições serão realizadas em agosto e são promovidas pelo Programa de Educação Física e Desporto Educacional da Secretaria Executiva de Educação, com apoio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.

A expectativa para este ano é que cerca de 5 mil alunos pertencentes às escolas da rede estadual, municipal e federal de ensino participem. Segundo o gerente do programa, Luiz Antônio Ribas, o objetivo é dar oportunidade aos alunos da rede pública de se engajar nas mais variadas práticas esportivas.

O Jepeal existe desde 1993 e regularizado a partir de 1999. A cada ano são incluídas novas modalidades esportivas, acompanhadas por cursos de capacitação. A novidade para este ano é a inclusão da modalidade ginástica rítmica e a volta da natação, que até então estava fora das modalidades competitivas desde o ano passado. Para o ano que vem está prevista a inclusão do judô.

As 12 escolas vencedoras por modalidade do Jepeal participarão, em setembro, da 28ª etapa dos jogos estudantis de Alagoas (Jeal), evento no qual as disputas acontecem com escolas particulares.

Modalidades

Os alunos irão competir em dez modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, ginástica rítmica, queimado, natação, voleibol e xadrez. Quanto às categorias, elas estão divididas em quatro: mirim (10 a 12 anos), infantil (13 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e juniores (18 a 20 anos). Os jogos serão realizados no ginásio do Cepa, no período de 15 a 20 de agosto.

A Secretaria de Educação vai disponibilizar junto aos representantes das Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) o transporte, alojamento e alimentação para os alunos que virão do interior. A premiação para os três primeiros lugares contempla medalhas para os alunos e troféus para as escolas.

No dia 25 de julho, a partir das 9h, no Teatro Linda Mascarenhas, será realizado o Congresso Técnico, com a reunião de professores de Educação Física, coordenadores das CREs, além de técnicos do Programa de Educação Física e Desporto Educacional da Secretaria Executiva de Educação e da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, com o objetivo de dividir as equipes e orientar os participantes para as competições.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos