Pesquisa Ibope avalia desempenho do governo Lula depois da onda de escândalos

RIO – O Ibope divulgou nesta terça-feira uma pesquisa de opinião pública, avaliando o desempenho do governo Lula. Em uma pesquisa feita em março, 58% dos entrevistados aprovavam o governo Lula. Em junho, depois da divulgação das denúncias do mensalão, o índice foi para 55%. Agora, de acordo com a pesquisa divulgada hoje, está em 54%. Os que desaprovavam o governo eram 33%. Depois 38%. E agora, também 38%. Os que não souberam ou não opinaram somavam 9%, depois 7% e agora também 7%.

Os que consideram o governo Lula ótimo ou bom eram 39%. Depois, 35%. E agora, 36%. Em março e junho, o índice dos que acham o governo regular ficou estável em 41%. Agora, é de 40%. O índice dos que acham o governo ruim ou péssimo era de 17%. Foi para 22%. E agora está em 24%.

Para 5% dos pesquisados, a imagem do presidente Lula mudou, melhorando muito. Para 12% melhorou um pouco. Para 50% não mudou; 14% disseram que piorou um pouco. E 15% disseram que piorou muito. Não souberam ou não opinaram, 5%.

O índice dos que confiam no presidente era de 60%. Foi para 56%. E agora está em 53%. Os que não confiam eram 34%. Depois 38%. E agora são 42%. Os que não souberam ou não opinaram eram 6%, depois 5% e agora também 5%.

O Ibope também perguntou: qual entidade mais tem recebido denúncias de corrupção nas últimas semanas? O PT foi o mais citado, com 38%. Em seguida, os Correios, com 30% de citações. A Câmara dos Deputados aparece em terceiro lugar, com 14%. O governo federal é o quarto da lista, com 4%.

O Ibope perguntou ainda se os entrevistados tomaram ou não conhecimento de alguma denúncia de corrupção nas últimas semanas. No total, 72% responderam que tomaram conhecimento; 28% disseram que não tomaram conhecimento, não sabem ou não opinaram.

Sobre o envolvimento dos citados até agora em denúncias de corrupção, 46% consideram que o ex-ministro José Dirceu está totalmente envolvido. Delúbio Soares, 56%. A maioria dos deputados do PTB está totalmente envolvida para 35% dos pesquisados. A maioria dos deputados do PL, 30%. A maioria dos deputados do PP, 29%.

O presidente Lula está totalmente envolvido nas denúncias de corrupção para 14% dos pesquisados. O deputado Roberto Jefferson está totalmente envolvido nas denúncias para 65% dos pesquisados.

Já sobre a imagem do PT, 3% disseram que melhorou muito. Para 9% melhorou um pouco; 40% disseram que não mudou. Para 18% piorou um pouco. Piorou muito para 23%. E 8% responderam que não sabem ou não opinaram.

O presidente Lula corre o risco de perder o mandato para 42%. Acham que não, 48%. E 10% não sabem ou não opinaram.

Perguntados sobre se o deputado Roberto Jefferson deve ou não perder o mandato, 65% os que disseram que sim, 11% acham que não e 24% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 14 e ontem. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Agência Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos