Maceió e Sebrae oficializam parceria em programas agrorurais

Alagoas24horasEncontro no Sebrae oficializa parceria no programa Vida Rural Sustentável

Encontro no Sebrae oficializa parceria no programa Vida Rural Sustentável

A Prefeitura de Maceió e o Sebrae devem investir, nos próximos meses, na geração de programas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável no campo. A notícia da parceria foi oficializada hoje, durante o encontro que reuniu o prefeito Cícero Almeida, o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira e secretários municipais, para apresentação do programa Vida Rural Sustentável.

Participaram do encontro representantes dos assentamentos e comunidades, que integram o “Vida Rural Sustentável”, projeto desenvolvido em Alagoas desde fevereiro de 2003 e que prevê ações para promoção do desenvolvimento sustentável, associativismo e atividades empreendedoras na produção de gêneros agroecológicos.

Durante a reunião, que também mobilizou os secretários de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, da Comunicação, Marcelo Firmino, da Indústria e Comércio, Rafael Tenório, o superintende da SMTT, Ivan Vilela, da SMCCU, Edinaldo Marques e da Educação, Regis Cavalcante, foram apresentadas as metas do “Vida Rural Sustentável” para os anos de 2005 e 2006.

Orgânicos terão certificação

Garantir a certificação da qualidade dos alimentos orgânicos produzidos por comunidades alagoanas é um dos desafios lançados pelo Sebrae para o segmento agrorural em todo Estado. Inspirado no modelo de Santa Catarina, onde o programa já abastece as escolas da rede pública com gêneros orgânicos para merenda escolar, o “Vida Rural Sustentável”, prevê, além do apoio e capacitação de produtores, acesso a novos mercados e iniciativas para melhoria da qualidade de vida no campo.

“Nosso foco é a agroecologia, a partir da integração do homem do campo ao meio urbano”, enfatizou Fátima Santos, gestora do “Vida Rural”, em Alagoas.

Para o superintendente, Marcos Vieira, ao fortalecer a chamada rede de agroindústrias, o Sebrae e prefeituras parceiras valorizam também atividades como artesanato, agroturismo e costumes locais.

Em Maceió, onde o programa tem um ponto de comercialização de hortaliças, frutas e verduras orgânicas, todas as sextas-feiras, na praça Marcílio Dias, em Jaraguá, além do controle quanto à certificação dos produtos, o Sebrae também elaborou novo designer arquitetônico das barracas.

Feiras itinerantes

Para garantir o escoamento de produtos agrícolas e a comercialização de gêneros orgânicos nos diversos bairros da capital, a Prefeitura de Maceió lança no próximo mês de agosto, o programa Feiras Itinerantes. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Rafael Tenório, a iniciativa deverá complementar o programa “Vida Rural Sustentável”, que já possui um ponto de vendas no bairro de Jaraguá.

“As feiras itinerantes percorrerão diversos destinos da cidade”, anunciou o secretário. O município também está finalizando a aquisição de uma área, no bairro do Tabuleiro dos Martins, onde pretende implantar sua primeira horta comunitária.

“Queremos expandir essas iniciativas por toda capital. Estamos juntos nesse desafio”, declarou o prefeito Cícero Almeida, numa referência à parceria firmada com o Sebrae para expansão de iniciativas de geração de emprego e renda no meio rural.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos