CPI do Mensalão: Delúbio Soares confirma dívida e caixa dois

Ao admitir que o PT usou caixa dois para quitar dívidas de campanhas anteriores, o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares disse que partidos da base aliada do governo também foram beneficiados.

"O PT, durante 2003 e 2004, usou de recursos não contabilizados para quitar dívidas de nossas campanhas e de partidos da base aliada", declarou. Delúbio confirmou que a dívida do partido é de R$ 39 milhões. A informação foi divulgada pela nova direção da sigla ontem, em São Paulo.

Delúbio provocou protestos entres os integrantes da CPI ao dizer que os congressistas sabem como são feitas as campanhas eleitorais. Em seguida, o ex-tesoureiro se desculpou. "Desculpe, não quis ofender a ninguém."

Já nas suas primeiras considerações, Delúbio negou a existência o esquema do "mensalão". "Não tem pagamento de mesada do PT a partidos. Não tem orientação de votos."

Habeas corpus

O ex-tesoureiro já usou o habeas corpus para deixar de responder perguntas relativas aos saques no Banco Rural e o repasse de verbas para o PTB. Indagado sobre as pessoas indicadas para retirar dinheiro na boca do caixa, o ex-tesoureiro disse: "Eu prefiro me reservar ao direito de não declinar os nomes de quem recebeu [o dinheiro do caixa dois]".

Sobre a relação dos petistas com o PTB, Delúbio respondeu que as informações serão tratadas "no momento certo".

"As investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e das CPIs vão esclarecer os fatos", acrescentou.

Fonte: Agência Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos