Lessa assina convênio com a Universidade Pública de Cabo Verde

O governador Ronaldo Lessa assina amanhã, na cidade de Praia, um convênio com a Universidade Pública de Cabo Verde, para intercâmbio nas áreas de cultura e educação. Lessa também tem encontros marcados com o presidente Pedro Pires e o primeiro-ministro José Maria Neves.
A visita de Lessa a Cabo Verde tem recebido destaque da imprensa em vários países africanos. Ele foi entrevistado na terça-feira pela rede de TV África, que atinge vários países do continente.

Na noite de terça-feira, Lessa recebeu, da Câmara Municipal da cidade de Praia, capital cabo-verdiana, o título de “Hóspede Ilustre”. Nesta quarta-feira, pela manhã, reuniu-se com o ministro da Cultura, Manuel Monteiro Veiga, onde reafirmou o apoio do governo de Alagoas à produção do filme “A Ilha dos Escravos”, que terá grande parte das locações na cidade de Marechal Deodoro.

O governador confirmou ainda a realização de uma feira de produtos alagoanos durante as comemorações do 30º aniversário de independência de Cabo Verde. Lessa fez, também, uma exposição sobre o projeto arquitetônico e arqueológico da Serra da Barriga, que vem sendo desenvolvido pelo governo de Alagoas, ressaltou a importância da Serra da Barriga como elo entre a África e o Brasil.

O ministro da Cultura, Manuel Veiga, reforçou a importância da produção do filme “A Ilha dos Escravos” como forma de estreitar os laços culturais entre Cabo Verde e Alagoas. “O Nordeste brasileiro sempre foi uma grande fonte de inspiração para obras literárias em nosso país”, disse, acrescentando que estes entendimentos podem despertar o interesse de outros estados brasileiros em promover um intercâmbio com seu país.

O secretário especializado de Defesa e Proteção das Minorias, Zezito Araújo – que faz parte da comitiva do governo de Alagoas – proferiu palestra nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Cabo Verde sobre a importância do Quilombo dos Palmares para a luta contra a escravatura no Brasil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos