Sebrae divulga Prêmio Prefeito Empreendedor

Estimular e criar condições para o desenvolvimentos das micro e pequenas empresas é o principal objetivo do prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae desde 2001. A partir do mês de julho, Alagoas já começa a receber inscrições para edição deste ano. Em Mato Grosso, o Sebrae em parceria com a Associação Mato-Grossense de Municípios, convida os prefeitos a participar de workshops de esclarecimentos sobre o prêmio. Esses eventos são realizados em diversos municípios.

O Sebrae Nacional está encaminhando o regulamento do Prêmio, folders e cartazes às suas Unidades nos estados e orientando os técnicos sobre meios de ampliar a divulgação. Uma das estratégias é entregar o regulamento, folders e cartazes às prefeituras e realizar parcerias com entidades municipalistas e partidos políticos.

Novidades

Como principal novidade, além dos cinco prêmios para os vencedores regionais, um de cada região, serão concedidos mais cinco prêmios: um para o destaque ‘grandes cidades’ e quatro para os destaques temáticos. Esse último será concedido em reconhecimento a ações de desburocratização, planejamento, estruturação e governança local para o desenvolvimento, promoção do turismo de excelência, e utilização de royalties e compensações financeiras na promoção do desenvolvimento local.

A premiação para o destaque ‘grandes cidades’ será concedida para municípios com população acima de 200 mil habitantes. “Percebemos que havia uma distorção, já que qualquer iniciativa em uma pequena cidade alcança um maior número de pessoas, umas das condições das edições anteriores e, dessa forma, as médias e grandes cidades ficavam prejudicadas”, explica o coordenador do Prêmio, Sandro Salvatore.

As premiações estaduais são mantidas, com os classificados em primeiro lugar concorrendo às premiações regionais. As inscrições ficam aos cuidados das unidades do Sebrae nos estados e no DF. Porém, devem ser feitas até março de 2006, já que as premiações nacionais estão programadas para abril. “O grande feito do Prêmio é estimular as mais de 5 mil prefeituras do País a promover ações que apóiem os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

A expectativa para este ano é contar com mil inscrições e as mudanças na premiação têm o objetivo de incentivar maior participação das prefeituras, justifica Salvatore. Para dar ainda maior credibilidade ao Prêmio, técnicos do Sebrae Nacional vão dividir com os técnicos escolhidos pelo Estado a responsabilidade de avaliar se os projetos em andamento ou executados atendem todos os pré-requisitos.

Por meio de cessão de direitos ao Sebrae, as experiências ganhadoras irão fazer parte de um banco de informações para troca de experiências e, dessa forma, qualquer iniciativa inovadora é ampliada. Prova do sucesso do Prêmio é que nas últimas eleições, 37% dos prefeitos que tiveram suas ações reconhecidas e divulgadas, foram reeleitos ou conseguiram eleger o seu sucessor.

Calendário

Os estados que já definiram o calendário para inscrição no prêmio são: Alagoas, de 25 de julho a 29 de novembro; Amazonas, de 4 de agosto a 15 de março de 2006; Bahia, de 10 de agosto a 10 de fevereiro de 2006; Maranhão, de 4 de agosto a 14 de março de 2006; e Piauí, de 1º de agosto a 28 de outubro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos