Plano para aumento da competitividade prevê mapeamento do setor turístico

Um plano destinado a aumentar a competitividade do turismo brasileiro no exterior foi lançado ontem, pelo Ministério do Turismo, que firmou contrato com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia especializado na formulação de estratégias de competitividade turística no mercado internacional.

Essa parceria resulta na criação do Plano de Competitividade e Estratégia Comercial do Turismo Brasileiro, que pretende descobrir o grau de competitividade do setor e como adequá-lo aos padrões internacionais de concorrência. O plano prevê a realização de três estudos específicos para mapear o setor, formado por uma cadeia de 52 segmentos econômicos.

Segundo o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, esse diagnóstico do turismo brasileiro deve proporcionar aumento na geração de empregos: "O estudo irá inserir o turismo como uma parte do desenvolvimento estratégico no Brasil, facilitando o crescimento e, assim, gerando emprego".

Com o estudo, acrescentou o ministro, "nós saberemos qual a melhor maneira de agregar valor, de sermos mais competitivos para atrair o turista internacional e de como estimular que o brasileiro viaje – que o turismo seja um negócio e não apenas um passeio para meia dúzia de pessoas ricas".

Para o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Evando Mirra de Paula e Silva, "a idéia é mapear toda essa movimentação, do ponto de vista dos negócios e do emprego".

Estão previstos três estudos específicos: o primeiro é destinado a identificar as estruturas de mercado, como hospedagem e transporte; o segundo partirá de análises sobre a evolução do setor na economia do país e a sua perspectiva de crescimento; e o último diagnosticará as atuais negociações com os mercados internacionais.

De acordo com Paula e Silva, os estudos serão realizados até o dia 31 de março de 2006, mas os dados obtidos durante o período já poderão ser utilizados pelo ministério.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos