Discussão sobre diversidade étnico-racial é incentivada nas escolas estaduais

Começou agora a pouco, na Secretaria Municipal de Educação, o encontro que discute as formas de acompanhar as ações desenvolvidas nas 403 escolas estaduais no que se refere à aplicação das diversas ações de diversidade étnico-racial.

Estão presente, representantes da coordenação do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, representantes do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, das secretarias estadual e municipal da Educação.

O objetivo é monitorar as ações desenvolvidas sobre diversidade étnico-racial nas escolas estaduais do Estado e criar uma política de respeito entre os alunos negros.

No encontro estão sendo discutidas formas de acompanhar as ações desenvolvidas nas 403 escolas estaduais no que se refere à aplicação das diversas ações de diversidade étnico-racial.

Segundo a coordenação do Núcleo, o momento é de ampliar estratégias pedagógicas. “Precisamos criar meios de levar essas discussões à sala de aula. Em 2003 implementamos a Lei 10.639 que trabalha a história da África no universo escolar; agora precisamos acompanhar como esse processo está sendo realizado”, afirma a coordenadora Arísia Barros.

Às 11h30, técnicos do Núcleo participam da primeira reunião da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com os secretários de Educação do Estado. O evento acontece no auditório da Undime, e vai discutir meios de implementar a Lei 10.639 nas escolas do município.

O trabalho do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola é direcionado para as escolas estaduais. A proposta é preparar representantes de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para realizar formações continuadas com os educadores. Somente no ano passado foram promovidas sete capacitações. Paralelamente a esse trabalho, é realizada a formação em serviço, em que um representante do Núcleo vai às escolas para fomentar discussões.

Já o fórum reúne representantes de várias entidades governamentais e não – governamentais na tarefa de articular e definir políticas públicas, compromissadas com a implementação da Lei Federal Nº 10.639/03. A lei propõe a divulgação de conhecimentos e de valores que eduquem cidadãos conscientes de sua condição e descendência étnico-racial africana, a fim de interagir com outras culturas na construção de uma nação democrática, onde todos tenham seus direitos garantidos.

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