Festas marcam homenagens do Dia da Avó

Espaço EducarEspaço Educar

Hoje é Dia da Avó e em vários locais da cidade, alunos de escolas das rede pública e privada participam de atividades comemorativas da data. No bairro da Ponta Verde, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Espaço Educar inovou ao incluir também os avôs, entre os homenageados do dia.

Na programação elaborada pela escola não faltaram doces, delícias e músicas da jovem guarda. Um piquenique organizado no pátio do colégio reuniu netos, avôs e avós de todas as idades. Ao som de músicas da década de 60, casais de avós dançaram animados.

Como parte das atividades comemorativas da data, alunos das turmas do Ensino Fundamental redigiram e enviaram cartas para os avós. “Nunca pensei em receber uma homenagem tão bonita quanto esta “, declarou emocionada a aposentada Maria José Bezerra, 60 anos.

No final da tarde, outros grupos de avós e avôs são esperados para um lanche coletivo. A direção da escola estima que aproximadamente 600 avós devam passar pela instituição durante todo dia de hoje.

Tradição

O Dia da Avó é comemorado em homenagem à Santa Ana, a mãe de Maria e avó de Jesus. Segundo a Igreja Católica, Ana santificou-se por ter gerado Maria Santíssima, mas somente no dia 10 de maio de 1584, o papa Gregório XIII instituiu e fixou o dia 26 de julho, dia da morte dela, para a festa de Santana.

A festa encerra as comemorações folclóricas com fogueiras, mas não é tão popular como a dos santos do mês de junho. A data comemorativa não é muito divulgada, mas mesmo assim não deixa de ser lembrada por netos e avós.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos