Governo de Alagoas agiliza negociação de imóveis para reforma agrária

O governo de Alagoas encaminha nos próximos dias, à Assembléia Legislativa, projeto de lei disponibilizando imóveis rurais pertencentes às usinas devedoras do Produban para o programa de reforma agrária. A informação foi dada hoje, pelo governador Ronaldo Lessa durante encontro, em Palácio, com o diretor da usina Santa Clotilde, Carlos Paiva, que está negociando com o Estado a cessão de uma área de 350 hectares da fazenda Flor do Bosque como pagamento de sua dívida junto ao banco.

“Estamos abrindo mão de parte do dinheiro a ser arrecadado pelo Estado para colocar à disposição da reforma agrária”, disse o governador, acrescentando que a negociação deve contar com o aval da Assembléia Legislativa. “Queremos encaminhar o projeto autorizando a doação dos imóveis no início do próximo mês”, disse.

Durante a reunião, Lessa telefonou para o superintendente do Incra, Gino César, pedindo agilização no processo de avaliação da propriedade, localizada no município de Rio Largo. Só com a definição do valor por hectare é que o Estado poderá ceder o imóvel – que foi considerado produtivo – para fins de reforma agrária.

No caso da fazenda Flor do Bosque, os proprietários negociaram com o governo a cessão de 350 ha, do total de 470 ha. Para o diretor Carlos Paiva, a negociação é boa para todas as partes envolvidas, porque abate a dívida com o Produban e ajuda no programa de reforma agrária.

Segundo o secretário do Gabinete Civil, Arnaldo Paiva, usinas devedoras do banco disponibilizaram ao Estado como pagamento de dívida imóveis que somam cerca de mil hectares.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos