Samu de Arapiraca será inaugurado em 120 dias

O governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Saúde, inaugura nos próximos 120 dias o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Arapiraca, a 130 km de Maceió. O processo para implantação está em andamento; o local já está definido e falta apenas a adaptação do galpão da Governadoria, disse Jacy Quintela, coordenadora de Gestão Políticas de Saúde da secretaria.

Para o município está prevista a chegada de uma Unidade de Suporte Avançada (USA), 4 Unidades de Suporte Básico (USB), além de uma unidade para a cidade de Penedo. Cada unidade de USA é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um condutor (motorista). A Unidade de Suporte Básico (USB) tem dois técnicos de enfermagem, além do condutor.

Em Maceió o serviço já está em pleno funcionamento e tem 5 USAs e 14 USBs que cobrem toda capital e os municípios circunvizinhos. Ao todo são 403 profissionais que trabalham em plantão 24 horas, dentre eles, 25 médicos, 31 enfermeiros, 143 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de 116 condutores, entre outros.

Dentre os serviços que são prestados pelas equipes em Maceió e estão também em Arapiraca: urgência clínica e obstetrícia; acidentes e traumas; além de atendimento no local e resgate para os miniprontos-socorros.

O Samu de Maceió recebe, por dia, cerca de 2 mil chamadas. Destas, 10 da USA e 70 da USB são transformadas em saídas/atendimentos. A saída/atendimento da ambulância é feita após uma triagem, dependendo da gravidade do problema. Para solicitar o serviço a pessoa deve acionar o número 192.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos