Pousadas de Charme despontam no Litoral Norte de Alagoas

Vista de um dos quartos da Pousada do Alto
Vista de um dos quartos da Pousada do Alto

A chamada Costa dos Corais, forma como é denominado o litoral norte alagoano por suas extensas formações de corais e piscinas naturais, desponta no cenário turístico com novidades que agradam todos os sentidos humanos: o paladar, por sua gastronomia peculiar, a visão, pelas belas e paradisíacas paisagens, o olfato, pelos aromas e cheiros da natureza, a audição, pelas belas rimas, melodias e canções escutadas na região, e o tato, para que se possa ter o prazer de tocar e de sentir que lá não se vive um sonho, mas sim uma agradável realidade.

O roteiro tem início ainda em Maceió, no povoado Pratagy, e só termina na cidade de Japaratinga, a 135 quilômetros da capital. Prepare-se para desfrutar de hospedagem de alto nível, cardápios variados e requintados, um mar de cor azul verdejante e de águas mornas, povoados ricos em história e cultura, e ecologia em todos os sentidos, composta por vastos coqueirais, mangues, rios, e até o Projeto Peixe Boi Marinho.

A região é brindada por um primitivismo paisagístico onde as comunidades existentes levam uma vida pra lá de singela, sendo sustentadas basicamente pelo trabalho nos canaviais e fazendas de coco, da pesca, do artesanato, e do pequeno comércio.

Pousada do Toque

Pioneira neste novo conceito de hospedagem da região, há mais de quatro anos, Nilo e Gilda Bugarelli "fugiram" da vida na cidade e resolveram investir em um sonho, que se tornou uma agradável e surpreendente realidade para os visitantes.
Ainda comemorando o ingresso no seleto time da associação dos roteiros de charme, a Pousada do Toque é um sucesso de ocupação o ano inteiro, e o mais importante: o lugar agrada tanto que quase 80% dos hóspedes retornam.

Reinventando o conceito de bem-receber à beira-mar, equipando seus 12 chalés com DVD, camas bastante confortáveis, frigobar, TV 29", café da manhã servido numa antiga casa de farinha a qualquer hora do dia, e ainda com direito à trilha sonora clássica. Sua DVDteca é composta por mais de 500 filmes, e sua biblioteca, mais de 700 títulos, todos a disposição dos hóspedes a qualquer hora do dia ou da noite.

Isso sem mencionar a belíssima piscina, com espreguiçadeiras e redes à beira mar, e os passeios que a Pousada oferece, às piscinas naturais, para contemplação do peixe-boi marinho e ao Rio Tatuamunha, além de disponibilizar caiaques e bicicletas, e uma quadra de tênis profissional.

Não há dúvidas que algumas das demais pousadas da região copiaram alguns conceitos do Toque. Mas não faz mal, pois quem ganha são os hóspedes.

Pousada Casa Caiada

Localizada há apenas 15 quilômetros de Maceió, é ideal para aqueles que chegam cansados do aeroporto e não querem enfrentar a estrada rumo ao litoral no mesmo dia, e ficar longe dos agitos da cidade.
Completamente integrada à Mata Atlântica e à filosofia de preservação ambiental, é comum lá se ver bandos de sagüis, bichos preguiça e outros animais.

São oito apartamento com vista para o mar, encima de um morro de aproximadamente 30 metros. Hidromassagem, ampla varanda e muito conforto fazem parte de todos os quartos. Uma bela piscina equipada com bar e sauna, sala para leitura e uma culinária tipicamente alagoana completam o cenário deste lugar que se destaca não apenas por sua beleza, mas pela qualidade de seus serviços.

Estalagem Caiuia

Muito, muito aconchego, sempre, para que o hóspede se sinta em casa. É nisso que se baseia o casal de cariocas Mara e Paulo, no comando da Estalagem Caiuia há dois anos e meio.
A Caiuia é modesta em dimensões e infra-estrutura, comparando-se às demais.

São apenas seis quartos temáticos, bastante bem decorados (oriental, marinheiro, pescador, exótico, romântico e rústico) e com visão total para a bela e paradisíaca praia de Japaratinga. Aqui, no momento que você deixa seu quarto, pode pisar na areia, pois a pousada é completamente à beira mar.

O toque especial deste lugar é sua cozinha. Seus trabalhos começam às cinco da manhã, quando Mara prepara uma infinidade de pães, de muitos sabores, oportunidade em que os hóspedes podem interagir e aprender os segredos desta cozinha. Muitas opções de carnes e frutos do mar, fazem da Caiuia uma verdadeira tentação gastronômica.

Com tantos sabores e aromas, conforte e aconchego, a Estalagem Caiuia tem a cara da "casa da vovó", que nos faz não querer ir embora.

Pousada do Alto

O lugar é simplesmente um dos cenários mais belos do litoral brasileiro. Localizada no alto de um morro, com uma magnífica vista para o mar, repleto de piscinas naturais e formações de corais.

Inaugurada há dois anos pelo empresário Leopoldo Amaral, a Pousada vem se tornando parada obrigatória para os que se aventuram a conhecer a região. Parecendo o convés de um navio (um deque de nove metros a debruça para o mar), o hóspede sente-se como que em plena viagem em um dos mais belos oceanos do mundo, mas com todo conforto, hospitalidade e qualidade em serviços que se possa oferecer.

Sua cozinha é tipicamente regional, caseira e bastante saborosa. O cardápio é combinado na hora, de acordo com os ingredientes disponíveis e com o desejo do hóspede. Suas acomodações são todas iguais: cama de casal, ar condicionado, frigobar, TV e banheiro, compondo seus 10 quartos de frente para o mar.

O diferencial da Pousada do Alto certamente é sua piscina. Recém inaugurada à beira de um penhasco, uma parede de horizonte infinito dá a ilusão de que você está em alto mar. Sem contar que ainda tem hidromassagem para os que preferirem um local mais reservado.

Aldeia Beijupirá Taarrudá

Completamente inspirada em uma aldeia indígena, incluindo a nomenclatura dos chalés. As construções são cobertas com com folhas de palmeiras e cada uma das malocas para casal tem nome de alguma tribo.

Adriana e Joaquim abriram a pousada há apenas seis meses, mas já estão fazendo ampliações, devido à grande procura. Segundo os proprietários, a pousada foi feita para pessoas que procuram descanso, que venham em busca de tranqüilidade e conforto. E dificilmente não encontrarão isso neste lugar, pois ficar hospedado na Aldeia Beijupirá está longe de ser um programa de índio.

Os chalés são elegantes, confortáveis e bem equipados. Hidromassagem, dvd, home theater, telefone e móveis bastante aconchegantes delineiam esse cenário, que remete ao descanso, ao lazer e aos prazeres do bem viver. E o melhor de tudo: a cenária se localiza em uma enseada habitada apenas por centenas de coqueiros, em uma praia praticamente deserta.

E a gastronomia do lugar, baseada em um dos melhores restaurantes do Brasil, o Beijupirá, em Porto de Galinhas, mas com um toque bastante regional, com inúmeros pratos à base de peixes e frutos do mar. Simplesmente deliciosos!

Pousada um Milhão de Estrelas

Apesar de ser nova, menos de um ano de inaugurada, a Pousada já se encontra perfeitamente harmonizada na praia de Tatuamunha. Composta por 15 chalés, 10 de casal e 5 de solteiro, erguidos no meio de um coqueiral à beira-mar e rodeadas com vegetação tropical, como bananeiras e flores.

Um milhão de estrelas, referência às noites adornadas por milhares de estrelas nesta região de céu límpido, foi a concretização de um sonho de um casal de paulistas, Zezé e Márcio, que após uma visita à região, largaram a vida na cidade grande e apostaram neste novo investimento.

A pousada oferece passeios a cavalo e de barco, caiaque e piscina, com previsões de ampliação de sua área de lazer. O cardápio da casa é regional, com ênfase aos frutos do mar e peixes. Lá, a refeição é "negociada", e o hóspede escolhe o que quer comer e o modo de preparo. É como se você estivesse escolhendo o cardápio de um jantar com velhos amigos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos