Sesc promove prêmio de Literatura Brasileira

No dia 03 de agosto, o SESC Alagoas realiza o lançamento do Prêmio SESC de Literatura e do livro vencedor do Prêmio do ano passado,"As Netas da Ema" de Eugênia Zerbini (SP), com a presença da escritora.

O Prêmio busca identificar e difundir textos literários inéditos, visto que autores iniciantes, de um modo geral, têm dificuldades em publicar o primeiro livro. As duas primeiras edições foram apenas na categoria romance. Este ano, o concurso contempla também a categoria conto (livro de contos).

A iniciativa do SESC se volta para a edição, distribuição e divulgação da obra, promovendo-a nas diversas programações literárias desenvolvidas pela instituição, além de inseri-la no acervo de suas bibliotecas e salas de leitura, instaladas em vários municípios do país. A obra vencedora é publicada e distribuída pela Editora Record.

Prêmio 2004

Em fevereiro de 2004 a equipe de literatura do SESC Nacional anunciou a obra vencedora “As Netas de Ema” da advogada Eugênia Zerbini, de São Paulo. Concorreram ao prêmio 305 obras. A comissão julgadora final, composta por Carlos Heitor Cony e José Castello, analisou as 26 obras finalistas escolhidas nos estados, e concedeu ainda três menções honrosas, para "A Inglesa", de Paulo Avelino Barbosa, de Fortaleza; "Comedor de Papa-Terra", de Félix Ramos de Menezes, de Goiânia; e "Ano Zero", de Bárbara Lima, de Niterói.

As Netas de Ema

Romance inaugural de Eugenia Zerbini, “As Netas da Ema”, foi lançado pela Record. A obra remete a conversações femininas de um grupo de amigas que seriam as "netas de Madame Bovary", mulheres nascidas "na primeira metade dos anos 1950" e que seriam herdeiras das pioneiras desbravadoras de novos horizontes na construção de um modo de vida exclusivamente feminino.

A obra reveste-se de aura autobiográfica, intercalando capítulos memorialistas da personagem adolescente nos anos 1970, nos bastidores da repressão política, com outros em que 30 anos depois ela dialoga com amigas, sempre em torno do propósito de escrever o próprio livro. As personagens do romance não têm nome. Segundo a autora, a obra não fala de uma pessoa em especial, mas de um grande grupo. A exemplo da “loira-muito-linda-de-olhos-gateados” são tipos mais ou menos padrão.

Fonte: Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos