Hospedagem domiciliar é implantada em Água Branca

O município de Água Branca, no sertão alagoano, ganhou uma novidade no segmento de turismo. Os moradores da cidade estão aderindo a um dos mais tradicionais sistemas de hospedagem da Europa, conhecido aqui como Cama e Café.

A novidade chegou ao município por meio de um projeto implantado pelo Sebrae/AL. A principio a ação serve como uma alternativa para receber os visitantes que participarão do II Festival de Inverno, realizado no município entre os dias 29 e 31 de julho.

O Cama e Café é uma forma de receptividade extra hoteleira, onde os moradores da cidade disponibilizam quartos e café da manhã para os turistas. A vantagem desse projeto para o desenvolvimento do turismo local é que diferente do que acontece em grandes empreendimentos hoteleiros, o dinheiro gasto pelos turistas em sua hospedagem fica direto e integralmente nas mãos da comunidade.

Um aspecto interessante do Cama e Café é a relação entre turistas e comunidade hospitaleira em um espaço comum, neste caso residencial, onde ambos tem a oportunidade de se conhecer, trocar informações sobre o destino turístico por meio de conversas e até mesmo criar laços de amizade.

Vinte famílias já aderiram ao projeto e cerca de 100 novos leitos foram disponibilizados no município. Segundo Ana Madalena Sandes, assistente em Projetos Setoriais do Sebrae, a adesão dos moradores ao projeto foi resultado de um trabalho de conscientização e apoio ao desenvolvimento local realizado pelo Sebrae. “O maior objetivo da instituição é possibilitar que os visitantes fiquem hospedados na própria cidade e o recurso circule no local”, conclui Ana Madalena.

Para acompanhar e estruturar a implantação deste projeto, o Sebrae ofereceu capacitações para 70 pessoas sobre alimentos seguros, higiene pessoal, ambiental e local de trabalho, atendimento ao cliente e noções sobre meios de hospedagem em pequenos empreendimentos hoteleiros.

A partir da implantação do Cama e Café motivou alguns moradores da cidade já pensam em investir na instalação de novas hospedarias. Edvaldo de Araújo, dono de uma casa que estava inutilizada na área central da cidade, reformou e mobiliou a residência e está oferecendo seis leitos para pessoas que queiram trabalhar ou visitar Água Branca. “Com as informações e orientações dadas pelos técnicos do Sebrae percebi a importância dessas ações para o turismo e a economia da cidade”, ressalta Edvaldo.

Festival de Inverno

Em sua segunda edição, o Festival de Inverno traz atrações e eventos diversificados. Além dos shows com cantores como Eliezer Seton, Tororó do Rojão, Santana “O Cantador” e Geraldo Azevedo, o Festival também conta com atrações para o público que curte esportes radicais, como Trilha de Jeep e Rally de Moto Velocidade.

Ainda na programação estão previstos o Festival Gastronômico, com especialidades da culinária do sertão alagoano e da região Nordeste, e a Feira de Artesanato com os artesão atendidos pelo Programa de Artesanato de Alagoas (Proart), sediado na comunidade de Serra Viúva em Água Branca.

Para deixar os turistas por dentro da programação e dos roteiros turísticos de Água Branca, foi montado um Posto de Informações, onde os interessados também poderão ter acesso a rede de serviços do projeto Cama e Café. Outras informações pelo telefone (82) 3216-1641.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos