Seletiva define equipes de futebol de salão que participarão do Jepeal

Cerca de 85 equipes de futebol de salão (futsal), pertencentes a unidades de ensino das redes municipal, estadual e federal da Grande Maceió disputam até amanhã, no ginásio do Cepa, as 24 vagas disponíveis para os Jogos das Escolas Públicas de Alagoas (Jepeal), nas categorias infantil, juvenil e júnior. O Jepeal será realizado de 22 a 27 de agosto, numa parceria entre as secretarias executivas de Educação e de Esporte e Lazer.

“O futebol de salão tem sido o esporte mais concorrido nos jogos, mas este ano batemos o recorde”, conta Almerindo Braga, coordenador da modalidade. Braga atribui o sucesso à popularidade do esporte e à facilidade para encontrar espaços, diferente do futebol de campo que exige áreas maiores.

“Além disso, tivemos também um crescimento da participação feminina. Antes, o futebol era visto apenas como esporte masculino, mas o sucesso da equipe feminina do Brasil nas Olimpíadas e o fato de um dos destaques ter sido uma alagoana (Marta) atraiu as meninas”, acredita o coordenador.

Almerindo Braga ressaltou que as seletivas acontecem apenas para as equipes masculinas, cujo número de inscritos ultrapassou o estipulado para o Jepeal. No feminino, categoria juvenil, cerca de 16 escolas já estão inscritas.

Entusiasmo

“É a primeira vez que estamos participando, e acho a iniciativa ótima. A gente pode mostrar o que sabe e desenvolver nossas habilidades”, empolga-se Rodrigo Santos Silva, 13 anos, aluno da escola municipal Adelina de Carvalho Melo, de Marechal Deodoro.

Outro ponto apontado pelos atletas da Adelina como sendo positivo no Jepeal é proporcionar a prática do esporte. “Não praticamos na escola”, lamenta Rodrigo, enfatizando o sonho da equipe em tornar-se profissional.

Segundo o gerente do Programa de Educação Física e Desporto Educacional, Luiz Antônio Camargo Ribas, está prevista a participação de aproximadamente cinco mil estudantes de 12 a 20 anos no Jepeal. “As novidades deste ano são a volta da natação e a inclusão da ginástica rítmica”, conta.

As demais modalidades competitivas são o xadrez, futebol de campo e de salão, atletismo, voleibol, basquete, handebol e queimado. No interior, as Coordenadorias Regionais já realizaram ou estão realizando suas seletivas. Alguns locais para a realização das provas e jogos do Jepeal também foram definidos: as de atletismo acontecem no Cepa; as de natação, no Colégio Elio Lemos; o xadrez, no Trapichão, e a ginástica rítmica, no colégio Marista de Maceió.

Os esportes coletivos também serão em locais diferentes: a competição de voleibol deve acontecer no ginásio Professor Marcos Soriano, na Escola Estadual Théo Brandão; o handebol será no ginásio Tenente Madalena, e o futsal, no Cepa. Já os jogos de futebol de campo acontecerão no Cepa, no 59º Batalhão (BIMtz) e no campo da Federação de Futebol, no Cleto Marques Luz.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos