INSS: Servidores votam amanhã nova proposta para fim da greve

Os servidores do INSS devem votar nesta sexta-feira uma proposta para o fim da greve, que já dura mais de dois meses. Eles farão uma reunião às 10 horas, na sede da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência (Fenasps).

Segundo o diretor da Fenasps, Moacir Lopes, os servidores deverão costurar uma proposta final para apresentar ao Governo Federal. A decisão terá como base os acordos fechados nas plenárias estaduais. "Tudo o que estas plenárias decidiram será apresentado. Se os companheiros quiserem, apresentaremos a proposta definitiva ao governo", afirmou Lopes.

A caminho de um acordo

"Tudo indica que a greve está chegando a um acordo. A categoria está sinalizando pelo desfecho", disse o secretário da federação, Pedro Totti. Ele ressaltou, no entanto, que o acordo só ocorrerá se ambas as partes cederem em suas posições iniciais. "Por isso, não posso ser categórico e dizer que nós estamos em um processo de encerramento do movimento", concluiu.

O ministro da Previdência Nelson Machado afirma que a reabertura das negociações ocorrerá quando o comando de greve apresentar uma proposta intermediária entre as solicitações da classe e a disponibilidade de recursos do governo. "Fiz esse pedido há nove dias. Naquela data me coloquei a disposição para reabrir as negociações com base em uma proposta", informa.

O corte de ponto dos servidores, segundo o ministro, está mantido. Com isso, os 5,1 mil funcionários do INSS que não receberam o salário relativo ao mês de julho correm o risco também de não receber em agosto.

Os grevistas querem um reajuste unificado para toda a categoria. Já o governo ofereceu um reajuste diferenciado conforme a produtividade.

Fonte: Último Segundo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos