Educação sem fronteiras

Nos últimos quatro anos, o Sebrae capacitou mais de 20 milhões de pessoas

Brasília – Estudar e fazer cursos via internet e em outras mídias a distância está se tornando um hábito no País. Dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância revelam que 1,1 milhão de brasileiros estudaram e receberam certificados de cursos e capacitações feitos por meio dessa modalidade de ensino, em 2004.

O crescimento da adesão aos cursos ministrados a distância foi de 100% no ano passado, segundo o mesmo anuário. O Sebrae é uma das instituições que adotaram os princípios e ferramentas da educação a distância para capacitar seu público-alvo, ou seja, empresários de pequenos negócios, empreendedores e interessados em ingressar no mundo empresarial.

No período de 2001 a 2004, o Sebrae capacitou 20.502.768 pessoas por meio de programas de TV, de rádio e cursos via internet. Desse total, 169 mil jovens universitários participaram do jogo empresarial virtual Desafio Sebrae, também considerado capacitação a distância.

Nele universitários enfrentam situações simuladas referentes à gestão de uma empresa. Em 2003, o Desafio Sebrae ultrapassou as fronteiras do País, quando contou com a participação de dois mil universitários argentinos. Em 2004, o jogo virtual foi disputado por quase 57 mil inscritos do Brasil, Chile, Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Em 2005, universitários colombianos devem participar do Desafio Sebrae pela primeira vez.

Segundo dados da Unidade de Educação do Sebrae Nacional, o número de participantes coloca o Desafio Sebrae em primeiro lugar no ranking mundial de jogos empresariais virtuais. O ‘E-Strat’, jogo da L’Oreal, está em segundo lugar, com 35 mil jogadores de 125 países. Os participantes do ‘E-Strat’ são funcionários dessa multinacional francesa de cosméticos.

Para Marcos Telles, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), “a atuação do Sebrae nessa área é absolutamente emblemática”. Ele destaca dois aspectos da contribuição da instituição para a consolidação dessa modalidade de ensino no Brasil: por demonstrar a capacidade de penetração da educação a distância em termos nacionais, alcançando centenas de milhares de pessoas; e por mostrar a importância dos cursos livres no País. Esses últimos, segundo Telles, não são formalmente ministrados nas universidades, mas satisfazem uma grande demanda da sociedade brasileira.

“Nos últimos quatro anos, o Sebrae acompanhou o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento das novas mídias e as tem utilizado de forma inovadora para capacitar mais pessoas”, afirma Enio Pinto, gerente de Educação do Sebrae Nacional.

O objetivo da instituição é capacitar cada vez mais e melhor. “A nossa meta é universalizar o acesso ao conhecimento sobre empreendedorismo, e as novas tecnologias e mídias propiciam isso, potencializando o número de capacitados e reduzindo custos”, ressalta Enio.

Videoconferência

Ainda este ano, o Sebrae inaugura serviços de capacitação a distância em mais uma mídia: a videoconferência. A metodologia da Instituição voltada à videoconferência já está pronta e o piloto do primeiro curso, que será sobre ‘Planejamento Estratégico’, também. “Os manuais do videoprofessor, do monitor e o caderno de estudos do aluno serão testados em breve”, revela o gerente de Educação.

A rede de videoconferência do Sebrae, que está em processo de instalação, interligará todas as suas unidades estaduais. Parcerias com outras instituições e órgãos públicos, que também possuem redes de videoconferência, serão firmadas para potencializar as capacitações em todo o País.

O curso de ‘Planejamento Estratégico’ terá carga horária de 30 horas e serão necessários dois meses para concluí-lo. Os alunos receberão certificado do curso, como ocorre com as demais capacitações do Sebrae.

Lançamento

A última novidade da Instituição nessa modalidade de capacitação é o curso ‘Aprender a Empreender – Pousadas e Hotéis’. Produzido no formato de programa de TV, o telecurso foi preparado para orientar e dar suporte aos gestores e empreendedores desse segmento. O material, dividido em dez capítulos, trata de assuntos que vão desde noções e conceitos do que é empreender em um destino turístico, passando por estruturação de mercado, plano de negócios, gerenciamento até marketing e capital de giro.

O ‘Aprender a Empreender – Pousadas e Hotéis’, também estará disponível em um kit educativo, composto por vídeo e material impresso, e poderá ser adquirido nos balcões do Sebrae em todo o País.

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