Programa escolar Projovem é apresentado em Maceió

A coordenação do programa ProJovem, da Secretaria-Geral da Presidência da República, apresentou hoje, na secretaria municipal de Educação (Semed), as linhas do programa, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O programa é voltado para a aceleração escolar, qualificação profissional e ação comunitária de jovens incluídos na faixa dos 18 aos 24 anos, os quais devem ter concluído apenas a 4ª série do ensino fundamental e não ter emprego na data da inscrição do programa. A meta para este ano é implantar o programa em todas as capitais brasileiras e atender a cerca de 200 mil jovens.

De acordo com a coordenadora nacional do programa, Maria José Féres, responsável pela apresentação do ProJovem, o curso dura um ano e vai proporcionar aos jovens a conclusão do ensino fundamental, o aprendizado de uma profissão e o desenvolvimento de ações comunitárias, além do incentivo mensal de R$ 100, a ser pago pelo governo federal.

Ao longo dos 12 meses de duração do curso do programa, os alunos terão elevação de aprendizagem para conclusão do ensino fundamental, aulas de língua inglesa, informática básica e qualificação profissional adequada a seu nível de ensino e às oportunidades de trabalho de sua cidade. Ao longo do curso, eles prestarão serviços comunitários e, para receber o incentivo financeiro mensal, devem cumprir, pelo menos, 75% da freqüência às aulas e demais atividades previstas.

A proposta é que todos os alunos sejam capacitados, no mínimo, para elaborar páginas e sites para veiculação na Internet. Ao final do curso, receberão os certificados de conclusão do ensino fundamental e habilitação profissional inicial. A ação comunitária terá como objetivo promover a inserção dos jovens no processo de participação social e valorizar o protagonismo juvenil. Pode incluir a prestação de serviços à comunidade, o desenvolvimento de campanhas comunitárias, vacinação, mobilização social etc.

O período de matrículas do programa será informado, segundo Maria José Féres, através dos veículos de comunicação e poderão ser efetuadas através de um telefone gratuito, do tipo 0800. A carga horária é de 12 horas mensais, sendo três horas por semana, totalizando 160 horas.

O secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, anunciou sua disponibilidade de aceitar a implantação do ProJovem na capital. “Nosso desejo é propiciar, cada vez mais, a inclusão dos jovens na sociedade”, declara Regis. O secretário também confirmou seu propósito de disponibilizar espaços suficientes para implantar o programa em todas as escolas da rede de ensino do município.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos