50 anos da Academia Maceioense de letras reúne a nata da intelectualidade de AL

Cerimônia foi marcada pela entrega da comenda jornalista Rodrigues Guerra

Alagoas 24 HorasPersonalidades, autoridades e intelectuais lotam auditório da PGE, durante entrega da Comenda jornalista Rodrigues Guerra

Personalidades, autoridades e intelectuais lotam auditório da PGE, durante entrega da Comenda jornalista Rodrigues Guerra

Para comemora as Bodas de Ouro da Academia Maceioense de Letras, aconteceu esta noite, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a entrega da Comenda jornalista Rodrigues Guerra; uma homenagem ao seu primeiro presidente.

O evento, que reuniu todos os imortais, autoridades políticas e policiais, além da nata intelectual alagoana, homenageou a vice-prefeita Lourdinha Lyra, o comandante da Polícia Militar de Alagoas, Edmilson Cavalcante, o secretário de Defesa Social, Robervaldo Davino e o diretor dos Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Paulo Góes.

Visivelmente emocionado, o imortal e atual presidente Jucá Santos, agradeceu o apoio de todos os imortais para a realização do evento, destacando no entanto, a produção literária de cada um, a qual segundo ele, “representa a cultura letrada dos maceioenses”, destacou.

Lourdinha Lyra

Segundo a vice-prefeita Lourdinha Lyra, que foi a escolhida entre os homenageados para discursar, a homenagem representa o reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito por ela em prol da preservação das manifestações artístico-culturais de Maceió ou do apoio à Fundação de Ação Cultural Cidade de Maceió.

“É prazeroso receber esse reconhecimento, mas, ao mesmo tempo, me deixa com a sensação de que minha responsabilidade cresce como gestora pública. Por isso, tenho que reafirmar o meu compromisso em lutar para que o ensino possa chegar a todos os bairros, visando diminuir o analfabetismo e, possibilitando que as crianças de hoje sejam os imortais de amanhã”, afirmou Lourdinha Lyra.

Ainda segundo ela, “a possibilidade de estar entre pessoas de conhecimento tão vasto e que representam a intelectualidade da capital alagoana, a fazem pensar inclusive, em enveredar pelo mundo literário. Parece pretensão minha, mas acho que falta esse grande detalhe em minha vida, depois de ter tido quatro filhos e plantado inúmeras árvores”, filosofou a vice-prefeita de Maceió.

Imortais

Também foram agraciados com a Comenda jornalista Rodrigues Guerra, os imortais Lisete Lyra, Emanuel Fay, Enaura Quixabeira, Miguel Vassalo Filho e Laurentino Veiga, Argeu Pessoa.

Para Elizete Lyra, “a homenagem é o coroamento do trabalho realizado pelo escritor, é o reconhecimento a almas que são sensíveis e, portanto, necessitam ter a sua produção intelectual reconhecida”, resumiu a sensação de ter recebido a Comenda, ao falar à reportagem do ALAGOAS 24 HORAS.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos