Comitiva de Cabo Verde vem fechar negócios em Alagoas

Uma comitiva formada por 23 autoridades e empresários do Cabo Verde chega a Maceió no próximo dia 17 para fechar uma série de negócios em Alagoas. Encabeçado pelo primeiro ministro cabo-verdiano, José Maria Pereira Neves, o grupo manterá encontros com setores da economia, educação e turismo.

No dia 18, está prevista uma apresentação de oportunidades de negócios em Alagoas, às 9 horas, no Ritz Lagoa da Anta, com a presença do vice-governador Luis Abílio; do secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti; do presidente do Sebrae/Al, Marcos Vieira; do presidente da Enapor (empresa de administração de portos de Cabo Verde), Franklin Spencer; e do ministro da Economia João Pereira Silva, responsável pela importação de produtos. No mesmo dia, às 15 horas, a delegação se reúne com o governador Ronaldo Lessa, em Palácio.

A idéia é fechar uma nova rota de exportações para produtos alagoanos. Nas primeiras negociações, os cabo-verdianos mostraram interesse em fechar negócios na área de sucos, com a Cooperativa Pindorama; na área de tintas, com a Ibratin, e nos setores de cerâmica e granito, negociando diretamente com sindicatos locais.

Na visita, outros setores vão apresentar seus produtos. A agenda também prevê uma rodada de negociações com empresários africanos, que mostrarão as possibilidades de negócios em Cabo Verde.

Vôos

Segundo o secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti, um dos pontos a ser discutido é a possibilidade de Maceió passar a receber um vôo regular da companhia aérea do Cabo Verde (TACV), com a rota Ilha do Sal/Lisboa/Maceió. A capital alagoana disputa a rota com Recife e Fortaleza, mas vantagem de Alagoas é a aproximação do Estado com autoridades de Cabo Verde, iniciada com a visita do governador Ronaldo Lessa àquele país, em julho último.

Para Arnóbio, a presença em Maceió do presidente do Conselho de Administração da TACV, João Higino, é um sinal que as negociações devem avançar. “Seria um ponto importante para o nosso turismo, e acredito que, se não conseguimos ser rota, fecharemos Maceió como uma escala desse vôo. Hoje, já temos regularmente três vôos charters semanais vindos de Portugal”, destaca.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos