Dia da Consciência Negra será transformado em ato nacional contra o racismo

As comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – serão transformadas também em Alagoas num grande ato nacional contra o racismo. Na programação que está sendo preparada para comemorar a data, serão realizados seminários e shows. Para prestigiar a festa deverão ser convidadas personalidades, como o ativista Nelson Mandela e o secretário geral da ONU, Koffi Anan.

O projeto das comemorações oficiais, que terá como palavra de ordem “Racismo Nunca Mais”, foi apresentado nesta sexta-feira, ao governador Ronaldo Lessa, pelo deputado estadual Carlos Alberto Caó, do Rio Janeiro, militante do movimento negro. Segundo ele, Alagoas também foi escolhido para sediar o evento por ser a terra de Zumbi dos Palmares.

“Queremos transformar o Dia da Consciência Negra numa grande festa, marcando dessa forma a nossa posição contra qualquer tipo de discriminação”, disse o governador.

Ao garantir o seu apoio à iniciativa, Lessa pediu que o projeto fosse discutido com a equipe de governo, visando “casar” as atividades previstas na programação. Sugeriu ainda que os organizadores fossem atrás de patrocínio em empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras.

Segundo o secretário especializado de Proteção e Defesa das Minorias, Zezito Araújo, o governo já vem desenvolvendo algumas atividades previstas no projeto apresentado pelo deputado carioca, a exemplo de shows musicais com artistas negros. “A idéia é fazer com que o Estado se torne um símbolo contra o racismo”, afirmou.

Zezito informou ainda que este ano as comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra serão realizadas mais uma vez em Maceió. Por outro lado, adiantou que Alagoas poderá sediar o 1º Festival Internacional de Música Afro-Brasileira, evento que está sendo organizado pelo músico cabo-verdiano e idealizador do evento, Mário Lúcio.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos