Quadro Cervantes é destaque do Sonora Brasil em Alagoas

Mais importante grupo musical do país faz shows de 20 a 24 de agosto, em Maceió e outras quatro cidades

DivulgaçãoGrupo Quadro Cervantes se apresenta em Maceió

Grupo Quadro Cervantes se apresenta em Maceió

Considerado pela crítica como o mais importante conjunto de música antiga do país, o Quadro Cervantes é atração do projeto Sonora Brasil – Circuito Nacional de Música, realizado pelo SESC. As apresentações em Alagoas acontecem de 20 a 24 de agosto, em Maceió, Penedo, Teotônio Vilela, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Ao final do circuito, o Quadro Cervantes terá passado por 61 cidades do país.

Este ano o Sonora Brasil faz uma retrospectiva de nomes que já estiveram na programação do projeto em seus oito anos de existência. Quatro nomes foram selecionados para a retrospectiva do projeto. A proposta deste ano foi de fazer um bis dos espetáculos musicais memoráveis que se apresentaram no Sonora.

Além do Quadro Cervantes foram selecionados os grupos Quarteto Romançal (PE), Anima (SP) e o músico alagoano Nelson da Rabeca (AL) que já se apresentou na primeira etapa deste ano.

Criado em 1974 no Rio de Janeiro, o Quadro Cervantes apresenta uma grande variedade de timbres, entre os quais trio vocal e dezenas de instrumentos pertencentes às famílias de sopro, de percussão, das cordas dedilhadas e cordas com arco.

Dom Quixote

O grupo possui um repertório abrangente, que inclui desde a música do período medieval até obras brasileiras do século XIX. O grupo possui uma qualidade artística inegável. Em suas apresentações, prima pelo humor e a comunicação que estabelece com suas platéias. O nome do grupo reverencia o criador de Dom Quixote, personagem marcado pelo idealismo.
Com cinco discos gravados, o Quadro Cervantes é composto por Helder Parente (flautas, barítono e percussão), Clarice Szajnbrum (soprano e percussão), Mário Orlando (viola da gamba, vielle, flautas doce e contratenor) e Nícolas de Souza Barros (alaúdes, violão, viola caipira, guitarras renascentista e barroca).

No projeto Sonora Brasil o Quarteto contará com as participações de Sonia Leal Wegenast (soprano e percussão) e Clayton Vetromilla (alaúde e violão). Os integrantes são regularmente convidados para lecionar e apresentar-se no Brasil e no exterior.

Os músicos do Quarteto

Helder Parente – Um dos mais conceituados músicos brasileiros na área de música antiga, especializou-se no Instituto Orff (Salzburgo – Áustria), onde também chegou a lecionar. Além de docente e intérprete, Helder tem ensinado em cursos e festivais nacionais e internacionais, como Curitiba, Campos de Jordão, Londrina, Brasília, Ouro Preto, Pittsburgh (EUA) e na Espanha, entre outros. O músico já se apresentou em vários países europeus, nos EUA e nos principais centros brasileiros. Atualmente é professor nos cursos de música e teatro da UNI-RIO.

Mario Orlando

Diretor Musical do Conjunto de Música Antiga da UFF, do qual faz parte desde 1983, é especialista em instrumentos antigos de arco como vielle e viola da Gamba e Mestre em Música Antiga pela Sarah Lawrence College (Nova Iorque). Mario também é especialista em Viola da Gamba pelo Conservatório Nacional de Lyon (França). Já tocou nos EUA, França, Polônia e Ucrânia, e freqüentemente é convidado a ensinar nos mais importantes festivais de música antiga do país.

,h2> Sonia Leal Wegenast

Formada em Canto e em Piano pela Escola de Música da UFRJ e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Sonia Leal é uma das principais cantoras brasileiras na área da música antiga. A musicista realizou cursos de especialização em cravo pela UFRJ e canto em vários cursos e festivais, com diversos professores estrangeiros, além de cursos na Alemanha e Suíça. Participou como artista convidada do Conjunto de Música Antiga da UFF, onde tem atuado como cantora solista e percussionista. Atualmente Sonia é docente de canto da Escola Estadual Villa-Lobos.

Clayton Vetromilla

É Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, Também estudou com Edelton Gloeden (São Paulo) e Eduardo Isaac (Argentina). Foi professor de violão do Conservatório de Música da UFPel/RS, transferindo-se em 2004 para a UNIRIO, onde leciona atualmente. Participou do projeto de música de câmara da FUNARTE em janeiro e março de 2005, apresentando-se com a atriz Carolina Virgüez em seis espetáculos de violão e narração nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Além de solista, desenvolve trabalhos camerísticos com o Quinteto de Violões Sescontu e com o tenor Ricardo Tuttmann. Gravou em 1995 o CD Tocata del Alba com o bandoneonista Rufo Herrera e o Quinteto Tempos.

Quadro Cervantes – Música Ibero-brasileira
calendário de shows:

20/08 (sab.) – Teatro SESC Jofre Soares, SESC Centro, 20h
(R$ 2, 00 + 1 kg de arroz ou apenas 01 lata de leite)

21/08 (dom.) – Teatro Sete de Setembro, Penedo/AL, 20h – Entrada franca

22/08 (seg.) – SESC Ler Teotônio Vilela/AL, 20h – Entrada franca

23/08 (ter.) – Casa de Cultura de Arapiraca/AL, 20h – Entrada franca

24/08 (qua.) – SESC Ler Palmeira dos Índios/AL, 20h – Entrada franca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos