Argentina não faz acordo com Chile sobre comércio com Brasil

Os Governos de Buenos Aires e de Santiago não obtiveram avanços nas conversas para que a Argentina participe dos tráfegos de carga entre Brasil e Chile por meio de rotas argentinas, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Delegações argentinas e chilenas se reuniram hoje em Buenos Aires para discutir um pedido das autoridades da Argentina de incluir suas transportadoras nas rotas comerciais que atravessam seu território, assim como o estabelecimento de sistemas de compensação pela utilização de sua infra-estrutura.

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina disse em comunicado que os chilenos reconheceram durante o encontro o pedido em relação às compensações por uso de infra-estrutura, mas não a participação de veículos argentinos no comércio do país com o Brasil.

A Argentina, que já fez um pré-acordo com o Brasil para a inclusão de suas transportadoras no comércio chileno-brasileiro, invoca em defesa de seus pedidos o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (Atit), assinado pelo Chile e que prevê sistemas de compensação e de participação de terceiros países.

Representantes do Brasil e da Argentina se reunirão no dia 18 em Foz do Iguaçu para discutir a questão.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, atualmente cerca de 3.500 caminhões do Brasil e do Chile transitam por seu território com mercadorias para ambos os países que em 2004 representaram 1,2 milhão de toneladas.

Fonte: Último Segundo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos