I Fórum Alagoano da Juventude discute hoje temática da diversidade étnico-racial

Cerca de 40% das escolas estaduais já incluem no currículo a discussão étnico-racial

Articular e fortalecer na comunidade escolar o debate em torno da diversidade étnico-racial, em especial junto a alunos e alunas de escolas públicas. É com essa proposta que a Secretaria Executiva de Educação, através do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola (NTINE), realiza amanhã, das 9h às 15h, o I Fórum Alagoano da Juventude na Diversidade. O evento acontece na Sala dos Conselhos do Palácio Floriano Peixoto, e deve reunir cerca de 100 jovens.

A mobilização para a participação do evento não se restringe apenas aos alunos. A conscientização sobre o tema já atingiu os pais. É o caso do estudante da 7ª série da Escola Estadual Noel Nuteles, Alexandre do Carmo Bezerra, que no ato da inscrição foi acompanhado por seu pai, Ronildo Bezerra. “Acompanho meu filho em todas as atividades que ele realiza. Na escola ele sempre se destaca nas atividades artísticas e nos debates sobre a temática étnico-racial. Fiquei muito feliz quando soube que ele ia representar a escola no fórum. Vou estar ao lado dele durante todo o evento, é importante que os pais estejam presentes nesses momentos juntos de seus filhos”, explica.

A idéia de realizar o Fórum surgiu após a participação do Núcleo na Comissão Organizadora Estadual (COE), responsável pela preparação das escolas para a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a se realizar no mês de dezembro, em Brasília. A conferência tem como um dos eixos a temática étnico-racial.

O encontro vai possibilitar aos participantes atuar como articuladores da juventude alagoana, contribuindo para fomentar uma cultura de respeito à equidade, diversidade de raça e gênero no interior da escola. O evento também constitui uma forma de aprofundar o entendimento na discussão étnico-racial, visto que os conselhos jovens de Alagoas possuem pouco conhecimento no assunto.

Participarão do encontro alunos de escolas estaduais, representantes de ONGs e comunidades quilombolas. Estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também vão participar do evento, para juntos consolidarem e fortalecerem a discussão em torno da temática étnico-racial.

Programação

As atividades têm início a partir das 9h30, com apresentação do coral de meninos e meninas do Projeto AABB Comunidade. Em seguida às 10h20 o diretor de cidadania e diversidade da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade de Brasília (Secad), professor Dr. Armênio Belo Schimidt, ministrará a palestra de abertura com o tema: “Racismo, uma das armas da intolerância”. Às 11h, haverá um espaço para debates. Em seguida às 12h20, acontece o Espaço Teen – A Voz da Experiência Juvenil Alagoana na Superação do Racismo.

À tarde dando continuidade a programação, a partir das 13h, acontece uma mesa redonda sobre a discussão da diversidade e meio-ambiente. O debate será comandado pela secretária de Educação de Gravataí – Rio Grande do Sul, Romi Cardoso. O encerramento das atividades está previsto para às 15h.

Núcleo

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo na discussão de conteúdos étnico-raciais no currículo escolar, através da implementação da Lei Federal 10.639/03, vem sendo realizado desde o ano de 2004. Hoje cerca de 40% das escolas públicas estaduais possuem em seu currículo a discussão da diversidade étnico-racial. Os dados são feitos com base no levantamento realizado durante o mês de agosto deste ano, pelas coordenadorias regionais de Educação (CREs), que verificou quais escolas trabalham com a temática étnico-racial.

Fonte: See

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos