Enem dobra inscrições e adia exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu, este ano, mais de 2 milhões de inscrições, quase o dobro do registrado em 2004, quando cerca de 1,5 milhão de estudantes fizeram a inscrição para participar do Exame. O aumento fez com que a prova fosse adiada do dia 28 de agosto para 25 de setembro.

Segundo o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, com o aumento da procura, foi necessário "remodelar toda a estratégica de logística para receber os participantes de todo o Brasil."
O crescimento do número de inscritos ocorreu devido à obrigatoriedade da participação no Enem para quem quiser se candidatar a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para absorver esse crescimento, a organização do Enem aumentou o número de municípios-sede do Exame em 27%. Em 2004, a prova foi realizada em 608 municípios, enquanto que, este ano ocorrerá em 727, distribuídos nas 27 unidades da Federação.

Os Estados que tiveram mais aumentos foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerias e Espírito Santo. São Paulo e Minas Gerais são as unidades da Federação que têm mais locais de prova: 153 e 110 municípios, respectivamente. O Enem é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), realizada anualmente desde 1998.

Este ano, dobrou também o número de unidades prisionais que vão aplicar o Enem. No ano passado, inscreveram-se 58 instituições; este ano, participarão do exame cerca de 1.100 detentos de 107 unidades prisionais dos estados da Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal.

A instituição com maior número de inscritos foi a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) em São Paulo com cerca de 400 participantes de 55 unidades espalhadas pelo Estado.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos