Paulo Lôbo faz palestra na Conferência Estadual dos Advogados

O advogado alagoano Paulo Luiz Netto Lôbo, membro do Conselho Nacional de Justiça, foi um dos palestrantes desta tarde da VIII Conferência Estadual dos Advogados de Alagoas, que é promovido pela OAB e Escola Superior de Advocacia (ESA). O evento acontece até amanhã no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

Em sua palestra, Paulo Lobo afirmou que a morosidade da Justiça faz com que a sociedade aumente o descrédito pelo Poder Judiciário.”A grande massa da população não suporta mais essa demora”, disse, acrescentando que “todos os meios devem ser desenvolvidos no sentido de agilizar o tramite processual”.

Segundo o advogado, no Brasil de dez processos que são distribuídos por ano para cada magistrado, apenas quatro são julgados. “É uma das menores médias de julgamento do mundo”, observou, citando a morosidade verificada na Justiça de São Paulo, onde um processo pode levar três anos para ser distribuído.

Criticou ainda o fato de o país ter atualmente um número razoável de juízes – são 14.500 em todas os tribunais –, mas que não dão conta dos processos. “Temos um número (de magistrados) que está acima da média mundial; então por que não funciona?, indagou em sua palestra.

Amanhã, a conferência prossegue com painéis que vão discutir a Nova Lei de Falências, Procedimentos de Crimes Falimentares e palestra sobre os Desafios do Ensino Jurídico na Atualidade. A realidade do Poder Judiciário alagoano e as Questões Atuais de Processo Civil também serão abordados no evento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos