Dia Mundial do Folclore é comemorado no Museu Théo Brandão

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

Acontece neste momento, no Museu Théio Brandão, a festa em comemoração a passagem do Dia Mundial do Folclore. No evento, foi entregue a medalha do Prêmio Gustavo Leite ao artesão destaque de 2004.

O artista destaque deste ano foi Resendio da Silva, que está expondo durante toda a festa suas esculturas.

De acordo com a coordenadora geral do museu, Leda Almeida, o prêmio é uma forma de homenagear não apenas o artista alagoano de destaque como também manter viva a memória de um dos grandes produtores culturais, Gustavo Leite.

Hoje é o primeiro dia da semana do Folclore. Neste momento, está se apresentando no pátio do Museu Théo Brandão o folguedo Guerreiro Vencedor Alagoano.

Programação

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Folclore, A Ufal, por intermédio do Museu Théo Brandão, em parceria com o Sebrae, Asfopal, Braskem e Família Gustavo Leite, realizam uma programação alusiva entre os dias 22 a 25 de agosto, no Museu Théo Brandão.

Na tarde de hoje, aconteceu a palestra de abertura, com o tema “Música Folclórica de Alagoas”, proferida por Gustavo Quintela.

Amanhã, a partir das 15 h, acontece a oficina de rabeca e apresentação de folguedos populares. Já na quarta-feira, às 9h, será realizada a Sessão Solene da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) e às 15 h, serão realizadas a oficina de rabeca e apresentação de folguedos.

No dia 25, 9h, haverá novamente a oficina de rabeca e, a partir das 14 h, espetáculo “Diana entre dois amores”, Feira de Cultura com exposição de artesanato, livros, culinária típica, entre outros. Haverá ainda, apresentação musical com os Rabequeiros de Ibateguara e, à noite, será realizado o Munguzá Cultural, com a palestra de Clébio Correia de Araújo, mestre em Educação pela Ufal, com o tema “O que é Cultura Popular?”. A programação será encerrada com a apresentação especial do Engenho de Folguedos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos