Escola estadual comemora mês do folclore

A Escola Estadual Coronel Francisco Alves Mata, situada no Tabuleiro, realiza hoje a partir das 8h, duas atividades que envolverão alunos, pais e professores nas comemorações do mês do folclore. É a I Gincana Folclórica FAN e o I Folcloart FAM com o tema “A Diversidade do Folclore do Nordestino”. A idealização do projeto é da própria escola, e conta com o apoio da Secretaria Executiva de Educação (SEE).

A iniciativa de realizar a gincana, segundo a professora de história e coordenadora pedagógica, Márcia Lemos, “ocorreu diante da necessidade de preservar e estimular nos alunos a valorização das tradições e das crenças expressas nas lendas, canções e costumes do povo”, explica.

Cerca de 510 alunos participarão do evento, que conta com a colaboração de todos os profissionais da escola, entre professores, coordenadores pedagógicos. Durante todo o dia serão desenvolvidas diversas atividades sobre o folclore e suas manifestações, com o diferencial da participação ativa dos pais, que estão envolvidos com os trabalhos dos alunos. “É uma forma de trazer os pais à escola e fazer com que eles participem e contribuam com os filhos nas atividades”, diz a diretora da escola, professora Ana Lúcia Rodrigues de Santana.

Serão desenvolvidas duas gincanas. A primeira acontece pela manhã e é voltada para os 330 alunos de 1ª a 4ª série. É a I Gincana Folclórica FAM, onde serão expostos painéis, murais e a realização de leituras de histórias de trancoso. A abertura será com o canto do hino nacional e com a apresentação do coco-de-roda Embalacôco, formado por alunos da escola.

À tarde, a partir das 14h, será a vez dos alunos de 5ª a 8ª série participarem ativamente da programação. No I Folcloart FAM, oito turmas participarão da gincana que abordará a cultura das regiões do Nordeste. As equipes apresentarão as danças, comidas típicas e a história de cada Estado. A segunda etapa do evento também inicia com o canto do hino nacional e com a apresentação do coco-de-roda. Ao final da gincana, os três primeiros colocados receberão medalhas e troféus.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos