Seturma vai lançar folheteria do Pontal da Barra

A Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (Seturma), a partir de setembro, estará disponibilizando nos centros de informações turísticas, nas agências de viagens, nos hotéis e nas feiras de turismo a folheteria específica sobre as belezas naturais e culturais, além da gastronomia e do passeio das nove ilhas do bairro do Pontal da Barra.

A informação foi dada pela diretora de Desenvolvimento da Seturma, Cláudia Paiva, durante o ciclo de palestras do Arranjo Produtivo Locais (APLs) Turismo das Lagoas, na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra, que reuniu alunos do curso de informantes turísticos, barqueiros, proprietários de restaurantes, artesãs, moradores da comunidade, além de representantes do Sebrae, do Senac e da Associação dos Moradores do Pontal.

A diretora de Desenvolvimento da Seturma, além de informar sobre as ações da secretaria no bairro, debateu a importância do turismo para a comunidade do Pontal da Barra. “O Pontal da Barra é o único em Maceió que tem as belezas naturais das lagoas agregadas ao artesanato de filé e às manifestações culturais, como o fandango.

Cada turista que chega a Maceió e visita o Pontal, quer seja comprando artesanato, almoçando nos restaurantes ou fazendo o passeio das nove ilhas, deixa dinheiro na comunidade, ou seja, traz divisa. O turismo é uma atividade socioeconômica”, esclareceu Cláudia.

Durante o debate, a comunidade do Pontal da Barra também fez sugestões, como programar uma campanha educativa sobre a importância da limpeza e da reciclagem do lixo, visto que, em breve, o bairro ganhará um galpão de coleta seletiva do lixo. No evento, a Seturma fica responsável em criar um projeto de ordenamento dos passeios das nove ilhas. “O projeto visa qualificar e organizar os barqueiros para melhor atender os turistas. A Seturma entende que o passeio nas lagoas é também um cartão-postal de Maceió”.

Cláudia adiantou que o processo para a construção de um portal de entrada no bairro já foi encaminhado à Prefeitura. Esse projeto visa dar mais visualidade às belezas do Pontal para atrair os turistas para o destino. “A comunidade e os empreendedores do Pontal da Barra estão engajados em desenvolver o turismo, isso é muito bom porque soma com as ações da Seturma”, relata Cláudia.

O ciclo de debates prossegue no próximo dia 29, com o diretor cultural da Associação Comercial, professor Benedito Ramos, que abordará o tema “Patrimônio Cultural e Turismo”. Já o professor Jorge Luiz debaterá “O Patrimônio Natural e Turismo”. Todas as palestras serão realizadas sempre às 19 horas, na Colônia dos Pescadores do Pontal da Barra, e fazem parte das ações do APL do Turismo das Lagoas, organizado pela Seturma.

Fonte: Seturma

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos