Mais da metade dos crimes cometidos no país são por motivos fúteis, aponta Frente Brasil Sem Armas

Cerca de 60% dos crimes cometidos no Brasil acontecem por motivos considerados fúteis, como brigas domésticas e no trânsito, segundo afirmou o presidente da Frente Brasil sem Armas, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A campanha pela a proibição da venda de armas no Brasil, foi lançada hoje, no Rio, na Associação Brasileira de Imprensa.

O senador também disse embora o país tenha apenas 2,78% da população mundo, cerca de 10 a 15% de todos os crimes que acontecem são praticados no Brasil. Ele ainda afirmou que as mulheres casadas com homens que possuem armas de fogo têm três vezes mais chances de serem vítimas desse tipo de arma.

Renan Calheiros argumentou que a criminalidade tem muitas causas, relacionadas também a questões econômicos e sociais, e que não pode ser resolvida apenas através da retirada de circulação das armas, mas que "esse é o primeiro passo", já que reduz o número de crimes cometidos pelos chamados "motivos fúteis".

"Várias coisas precisam ser feitas simultaneamente. Precisamos trabalhar para mudar a lei, retirando as armas de circulação e paralelamente, temos que combater a criminalidade, colocando os traficantes na cadeia", disse ao referir-se especificamente à violência no Rio.

A propaganda nos meios de comunicação para o referendo sobre a venda de armas, que acontecerá em 23 de outubro, irá começar no rádio e na tevê no dia 1º de outubro. Serão 20 minutos de comerciais na programação diária, divididos em dois blocos de 10 minutos, cinco para cada lado, ao meio-dia e às 20 horas.

Fonte: Radiobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos