”Bodemóvel” levará atendimento de saúde a rebanho caprino e ovino

O Ministério da Integração Nacional em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), inaugura neste sábado, no município de Floresta em Recife, o primeiro Laboratório Móvel de Caprinovinocultura de Pernambuco.

O "Bodemóvel", como é conhecida a unidade entre os criadores, é um veículo com equipamentos necessários para fazer exames de laboratório e clínicos nos rebanhos de cabras, bodes e ovelhas do sertão de Pernambuco. Será montado um banco de soro para controle de enfermidades e a aplicação de técnicas de reprodução. A intenção é, até o fim de 2006, por meio da difusão de novas tecnologias, reduzir a mortalidade do rebanho de 22% para 15%; aumentar o ganho de peso em 20% e o número de crias de 1,5 para 2 ao ano.

Segundo o gestor do Projeto de Caprinovinocultura do Sebrae, Alexandre Alves, o objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de saúde dos animais. "É uma ação pioneira onde serão realizados diversos exames e procedimentos clínicos no rebanho caprino e ovino melhorando os índices de saúde dos animais", afirma.

Alexandre Alves diz que serão implantadas duas unidades móveis no Estado para atender pelo menos 90% do rebanho da região, 40 mil animais de 400 criadores. "Uma ficará na região mediana do sertão pernambucano e a outra na região do sertão de Araripe para atendermos a demanda", conta.

O investimento nas duas unidades foi de R$ 300 mil. O recurso foi disponibilizado pela secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. O Sebrae vai colocar as unidades móveis em funcionamento, capacitar produtores por meio de clínicas tecnológicas e realizar cursos de associativismo e empreendedorismo, além de formar agentes de desenvolvimento rural (ADR) para acompanhar os trabalhos.

O Ministério da Integração Nacional conta ainda com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Veterinários, zootecnistas, agrônomos, técnicos em agropecuária e estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) serão responsáveis pelo suporte técnico no atendimento aos donos de rebanho.

Até o final do ano devem ser inaugurados mais cinco laboratórios móveis no Nordeste, nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos