Maceió promove Semana da Visibilidade Lésbica

A capital alagoana será sede mais uma vez de atividades e fóruns de debates em comemoração aos direitos do Movimento Lésbico do Estado. amanhã, com uma sessão pública na Assembléia Legislativa de Alagoas, a partir das 15h, a II Semana da Visibilidade Lésbica.

A sessão que abre as comemorações da semana terá como pauta “políticas públicas e ações afirmativas para comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trângeneros. Em discussão, o reconhecimento das companheiras e companheiros das relações homoafetivas como dependentes pelos planos de saúde do IPASEAL, além da criação do Conselho Estadual LGTB.

Atividades serão marcadas por mostra cultural

Também será realizada na cidade a I Motra de Cultura Lésbica, intitulada “A arte da Visibilidade”. Durante o evento, acontecem exibição de vídeos e uma mesa redonda com o tema: ‘Direitos sexuais: políticas públicas e ações afirmativas’, a partir das 19h, na sala de vídeos do Espaço Cultural, na praça Sinimbú, Centro .

Os debates contarão com a participação de Solange Jurema, membro da ABMCJ e presidenta da AMECRED. A professora e doutora em Sociologia pela Ufal, Belmira Magalhães, será a segunda palestrante da noite.

A abertura oficial da mostra acontece a partir das 20h30, com exposição de fotos, gravuras, vídeos, trabalhos em artesanato, artes plásticas, música, teatro e poesia. O lançamento do site oficial da campanha de filiação da Organização de Mulheres Maria Maria está marcado para às 21h20

Outros debates

Na terça-feira (30), acontecem os debates ‘Homossexualidades e Escola: você tem haver com isso’, com as debatedoras Jarede Viana – Marcha Mundial de Mulheres – e Olívia Monteiro – Organização de Mulheres Maria Maria. Em seguida será exibido o filme ‘Minha vida em cor de rosa’.

No dia 1 de setembro, o seminário prossegue com o debate ‘Lesbianidade e direitos: ocupando outros espaços’, a partir da exibição do filme: Aimmè e Jaguar. As debatedoras da noite serão as professoras: Dayane Sampaio, Luciana Ribeiro e Charlene Aguiar.

A programação da primeira semana se encerra na sexta-feira (2), com o debate: ‘Lesbianidade: um assunto familiar’ e apresentação do filme: Assunto de meninas. As debatedoras convidadas são: Ana Pereira da Liga Brasileira de Lésbicas, Alessandra Conceição e Maria José do Núcleo de Lésbicas Filhos do Axé.

Confira a programação da segunda semana

03/09 – Lesbianidade e ação política: construindo outros dialógos

Filme: Lésbicas no Brasil

Debatedoras: Ana Pereira – Maria Mariá e LBL

Betânia Augusto – Maria Mariá e LBL

Liliane Bonifácio – Centro de Mulheres da Vila Brejal

04/09 – Lançamento do Núcleo de Lésbicas Filhos do Axé

18hs Performances teatrais,

19:30 Recital de poesias

20:30 Show com mulheres alagoanas (MPB e pop rock)

Organização: Liga Brasileira de Lésbicas, Organização de Mulheres Maria Mariá, Grupo Gay de Alagoas, Centro de Mulheres da Vila Brejal, Marcha Mundial de Mulhere, GLSTAL e Núcleo de Lésbicas dos Filhos do Axé.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos