Presidentes de CPIs reúnem-se nesta terça-feira

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou os presidentes e relatores das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) dos Bingos, Correios e Mensalão para uma reunião na próxima terça-feira (30). O objetivo do encontro é organizar os trabalhos e atribuições de cada uma das três comissões.

As três CPIs aprovaram nesta semana a convocação do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, que está preso em Avaré, interior de São Paulo, por evasão de divisas. Toninho denunciou o envolvimento de petistas em operações de remessa de dinheiro para o exterior. A tripla convocação criou um certo atrito entre as comissões. Para o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios, só Renan pode contribuir para a solução da controvérsia.

Quando há conflito de competências, só a autoridade superior pode decidir. Renan tem de ter um papel de magistrado nesse caso – observou Serraglio. Já o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), relator da CPI dos Bingos, acredita que a solução seria uma sessão conjunta entre as três comissões.

Devem participar da reunião com o presidente do Senado, nesta terça (30), além de Garibaldi e Serraglio, o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS); o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB); e o presidente e o relator da CPI do Mensalão, senador Amir Lando (PMDB-RO) e o deputado federal Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG).

Fonte: Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos