Renan garante punição exemplar para tentativa de impunidade

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta segunda-feira (29) que não tem recebido pressões para omitir nomes de parlamentares nas denúncias de corrupção e que não tem visto indícios de acordos para isso. Afirmou, porém, que, se esses acordos existirem, seus autores serão punidos. Ele disse ainda que os integrantes das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que estiverem sendo pressionados devem denunciar tudo.

– Se houver pressão, de modo a dificultar a investigação e o esclarecimento que nós queremos, vamos punir exemplarmente, seja qual for a punição. Essa coisa de que não vai haver punição, de que pode haver acordo, do ponto de vista do Senado, é uma coisa absurda. Nós não ouvimos falar nisso, nem vamos ouvir. O país não perdoará. Eu estou cobrando que a investigação se aprofunde – afirmou.

Renan defendeu a racionalização dos trabalhos das Comissões e já tem reunião marcada amanhã (30) com os presidentes e relatores das CPIs dos Correios, dos Bingos e do Mensalão para redefinir os respectivos focos de investigação. Renan anunciou que pretende disponibilizar meios para contratar auditores e técnicos contábeis, fiscais e tributários que agilizem os trabalhos das CPIs.

– A primeira coisa que nós temos de fazer é evitar essa fogueira de vaidades, que pode acabar chamuscando a investigação, expondo as instituições, dificultando o esclarecimento e as respostas esperadas pela sociedade. Precisamos ter resultados concretos, provas irrefutáveis – afirmou.

Renan considerou excessivo o número de depoimentos convocados pelas três CPIs e a repetição de alguns depoentes. Para ele, não faz sentido a realização de 220 depoimentos, pois se cada um tiver a duração média de sete horas, serão necessários mais de 70 dias ininterruptos apenas para os depoimentos. Renan assinalou que, há cerca de um mês, vem sugerindo às três comissões que estimulem a troca de informações, realizando sessões conjuntas para ouvir depoentes, por exemplo.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos