CPMIs vão elaborar relatório conjunto sobre ‘mensalão’

As CPMIs da Compra de Votos e dos Correios vão elaborar um relatório comum sobre as denúncias de pagamento de mensalão a parlamentares, informou a Agência Câmara. A decisão foi anunciada agora há pouco em reunião entre os presidentes e relatores das comissões e o presidente do Congresso, Renan Calheiros.

A expectativa é que o relatório comum seja analisado em reunião conjunta das duas CPMIs na quinta-feira, às 15 horas. Depois de aprovado, o parecer será encaminhado à Câmara. O relator da CPMI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considera a decisão a melhor alternativa e acredita que o relatório comum garantirá maior peso às recomendações.

Na reunião também ficou decidido que os presidentes das três CPIs – Correios, Compra de Votos e dos Bingos – se reunirão todas as segundas-feiras para racionalizar os trabalhos e evitar repetição de procedimentos. Um dos objetivos é evitar os depoimentos repetidos nas comissões. Outra decisão foi instituir um banco de dados comum.

Os presidentes e relatores também acertaram que vão priorizar a análise de documentos e admitiram a possibilidade de contratar uma consultoria técnica, caso seja requisitado pelas CPIs, para auxiliar os trabalhos. As comissões também vão contar com mais funcionários do Congresso, e há a intenção de se requisitar servidores de outros órgãos, como Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal e Banco Central.

O horário de início do funcionamento das CPIs também foi antecipado para as 10 horas. O acerto anterior era que as CPIs começariam suas reuniões a partir das 11h30.

Fonte: JB Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos