Secretário comemora avanços da Saúde em Maceió

Na avaliação do primeiro semestre deste ano, o secretário municipal de Saúde, João Macário, revela o sucesso das campanhas de vacinação e o aumento de 40% no atendimento do PAM Salgadinho. Em uma entrevista exclusiva ao Alagoas 24 Horas, Macário também falou dos problemas enfrentados, como a pouca abrangência do Programa Saúde da Família.

Qual a proposta desse II Seminário Interno?

Quando assumimos a secretaria, nós fizemos um seminário, para levantarmos a situação e divulgarmos as propostas para os próximos três meses. Nesse II Seminário Interno, nós avaliaremos o primeiro semestre. De uma maneira geral a gente tem mais a comemorar, pouco a pouco, nós começamos a integrar as equipes, as ações são feitas para a população, ou seja, as coordenações têm saído mais da secretaria, enfim, estamos trabalhando visando uma uniformidade de ações em todas as unidades. Nós temos 64 unidades e queremos ampliar o atendimento.

Quais as ações realizadas nesses primeiros seis meses?

Nós realizamos três campanhas de vacinação, uma para idosos e duas etapas da vacinação contra poliomelite, que teve a participação de mais de 95% da população. Temos também uma melhoria na ampliação dos serviços prestados no PAM Salgadinho, de 40% nos últimos seis meses, a ampliação do Programa de Saúde da Família, com seis novas equipes e quatro a ser implantadas até o próximo mês.

Quais as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde?

Temos dificuldades na política de medicamentos, mas estamos tentando melhorar. Só que a dimensão da secretaria é muito grande, nós temos 904 mil pessoas que precisam do Programa da Saúde da Família, PSF, mas este só atende 25% desse total. Então a nossa prioridade é a expansão e a reformulação do funcionamento do PSF.

Quais as próximas ações na Saúde?

O mamógrafo do PAM Salgadinho será recuperado e nos próximos dez dias estará em funcionamento, assim também como o aparelho de Raio X. Estamos iniciando a construção de uma nova unidade padrão no Jacintinho e uma outra no Tabuleiro, também reformaremos uma unidade no Benedito Bentes e será ampliada nossa Maternidade Denilma Bulhões, essas ações serão feitas nesse segundo semestre.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos