Indústria de sandálias é exemplo de exportação na 7ª Caravana do Exportador

Ouvir conselho de quem possui experiência é um bom negócio. Micro e pequenos empresários de Coruripe e das cidades vizinhas, estarão reunidos para obter informações sobre como exportar seus produtos. A palavra de quem já deu os passos iniciais ficará por conta do diretor comercial da indústria Sandálias Santo Antônio (Sandália 755), Antônio Bandeira.

Esta é mais uma edição da Caravana do Exportador, de iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS), através do Programa Estadual de Exportação. O evento será realizado amanhã, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Coruripe. Estão sendo aguardados os micros e pequenos empresários daquela região, como Jequiá da Praia, Junqueiro, Campo Alegre, Anadia, Teotônio Vilela, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Roteiro e Feliz Deserto.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Alberto Cabús, destaca as palestras que as entidades parceiras do programa de exportação do Estado, como Correios, Sebrae, Banco do Brasil, Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Junta Comercial e a novidade, o Banco Cidadão.

Exemplo

Esta etapa da Caravana traz novidades como o depoimento das experiências vividas pela empresa de Arapiraca, a Sandálias Santo Antônio (Sandálias 755). O diretor comercial Antônio Bandeira lista alguns dos passos tomados pela indústria antes de inserir seus produtos no mercado internacional. Ele alerta que os procedimentos apresentam dificuldades, porém não é uma ação fora do alcance.

Por causa disso, ele lista importantes procedimentos. Primeiro a empresa tem que estar decidida a entrar no mercado exterior, pois "não pode existir dúvidas e indecisão, é um caminho sem volta", afirma Antônio Bandeira. Depois é necessário fazer um levantamento da situação da empresa, devem ser lavados em consideração os obstáculos que serão ultrapassados para alcançar o objetivo de exportar. "O terceiro passo é fazer o registro na Receita Federal e encontrar um despachante, que vai realizar a intermediação das negociações".

A Indústria Santo Antônio também é exemplo de ação social. Os solados das sandálias da empresa arapiraquense são confeccionados a partir da reciclagem do lixo recolhido pelas cooperativas de catadores de lixo dessa localidade. Segundo o secretário, este é um fator que assegura negociar lá fora. "O mercado externo valoriza o produto que possui valor histórico ou social", destaca Alberto Cabús.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos