Rodoviária de Arapiraca ganhará reforma

O governador Ronaldo Lessa garantiu hoje, que o governo de Alagoas irá reconstruir e ampliar a rodoviária de Arapiraca. O anúncio foi feito durante a solenidade de filiação de mais de 500 jovens de 18 municípios alagoanos ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Lessa anunciou ainda, após reivindicação de estudantes da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa), que a transformação da instituição em universidade está dependendo apenas de questões burocráticas.

“Concluímos o processo na Uncisal e agora o faremos na Funesa. A democratização já foi iniciada com a nomeação da presidente Ana Cristina de Lima Moreira, indicada pelo corpo docente da unidade. A demora agora é apenas burocrática. Não coloquei nenhum empecilho quando fui procurado pelo Conselho Estadual de Educação. Desde o início de meu governo, garantimos investimentos para a área. Nesses últimos seis anos e meio foram abertas 184 mil novas vagas em escolas públicas. É um compromisso do meu governo”, afirmou Lessa.

Segundo Ana Cristina, os trâmites burocráticos que faltam para que a Funesa seja transformada em universidade estão sendo providenciados. “O estatuto oi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o regimento interno está sendo elaborado, já foi feito concurso, o governador deu 40 horas a 92 professores, foi implantado o curso de pós-graduação e está sendo feita uma parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) para implantar mestrado em Lingüística. Outra exigência é a instalação da biblioteca, que já está pronta. Também estão sendo criados laboratórios de Química e Biologia. Falta apenas o Plano de Democratização Institucional, que também está sendo providenciado”, explicou a presidente da Funesa.

Rodoviária – O secretário especializado Regional Agreste e Baixo São Francisco, José Guedes, presente ao evento, disse que está em fase de licitação o processo para escolher a empresa que vai trabalhar na reforma da rodoviária. Serão investidos R$ 2,4 milhões, recursos próprios do Tesouro Estadual. “A esperança é de que até o dia 15 deste mês esteja concluída a licitação e o governo libere a ordem de serviço. Espero que no início de 2006 já estejamos com a reforma concluída. O espaço vai servir para a população de toda a região Agreste, que reivindica a obra há mais de 20 anos”.

Outro investimento que está sendo viabilizado pelo governo estadual no município de Arapiraca é a unidade de processamento de grãos. Estão sendo investidos R$ 1,2 milhão, de recursos próprios, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e do governo federal. A iniciativa vai ajudar a aumentar o ganho de produtividade dos pequenos produtores rurais com a secagem e seleção de grãos.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos