Maceió participa do Programa Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde expandiu a cobertura à população e habilitou 787 novas equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família. A medida beneficia pelo menos 2,71 milhões de moradores de 23 estados brasileiros.

Ao todo, o Ministério da Saúde investirá R$ 4,72 milhões na implementação das equipes e fará repasse mensal total de R$ 1,36 milhão. Em todo o país, são 11.016 equipes de saúde bucal, beneficiando 55,7 milhões de brasileiros.

A expansão e a qualificação das equipes de saúde bucal é uma das estratégias do programa Brasil Sorridente – o primeiro programa de atenção à saúde bucal que o Brasil já teve. Elas atuam na atenção básica, compondo o Programa Saúde da Família. Cada uma é formada por um dentista e um auxiliar de consultório dentário, no caso das equipes da Modalidade I. Na Modalidade II, há também um técnico em higiene dental.

As equipes de saúde bucal desenvolvem atividades preventivas, educativas, aplicação de flúor, resina, extrações e restaurações. Elas também fazem diagnóstico de câncer de boca, um dos principais problemas da saúde bucal no país. As equipes são responsáveis também por encaminhar pacientes que necessitem de atenção especializada aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nas regiões onde o serviço está disponível. Os CEOs oferecem tratamento em endodontia (canal), periodontia (gengivas) e cirurgia oral. Estão habilitados também a atender pacientes portadores de necessidades especiais.

Estados com novas equipes de saúde bucal

Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos